O escritório de arquitetura suíço Dürig AG, com sede em Zurich, concebeu essa interessante proposta para a Mesquita Central de Pristina, em Kosovo. O projeto para a nova mesquita faz o papel de intermediário entre o individuo e a comunidade. "Mesquitas são lugares de culto para a comunidade islâmica onde o indivíduo - o fiel - se junta a um todo maior para o ato cerimonial de oração." Elementos singulares se combinam para formar um elemento maior, mais significativo, completo. "Assim, [nossa proposta] se coloca como uma representação materializada para o indivíduo na comunidade islâmica de Kosovo."
A luz natural entra suavemente através do teto modular, criando um espaço de oração uniforme. Perfurações por toda a fachada e nos painéis internos de madeira geram uma transparência visual que criaria um diálogo entre os indivíduos dentro da mesquita e os pedestres no ambiente urbano.
A falta de espaços de oração e a distribuição desproporcional de mesquitas nas áreas antigas e novas de Pristina levaram o município buscar um lugar onde "compreensão, humanidade, tolerância, respeito e amor sincero devem ser cultivados e onde valores iluminados devem ser ressaltados" disse Naim Tërnava, o Grande Mufti de Kosovo.
81 propostas para a nova Mesquita Central foram enviadas no início deste ano. Após a avaliação do júri, nenhum projeto recebeu o primeiro prêmio. Ao invés disso, duas propostas receberam o segundo lugar e um projeto recebeu o terceiro prêmio.