Explorando os cruzamentos entre arquitetura, urbanismo e o mundo sob nossos pés, SOILED é um periódico que serve como espaço para discussões investigativas. A publicação transita entre o sério é o não-tão-sério, buscando examinar de perto o cotidiano. Publicado por CARTOGRAM Architecture and Urban Design, o periódico semestral acaba de lançar sua quarta edição: Windowscrapers.
Windowscrapers examina o que pressupõe serem as funções fundamentais de uma superfície de vidro: transparência, refratividade e reflexividade. Satisfazendo tanto espectadores e voyeurs, a publicação investiga o observador e o espectador, realidades alternativas, e a fusão do mundano com o espetacular (talvez através de uma superfície de vidro). Ao considerar a noção de "abertura" tanto fisicamente quanto metaforicamente, Windowscrapers se aprofunda na compreensão de uma série de encontros humanos que variam do sinistro ao bobo.
Seguindo o sucesso das suas três primeiras edições, Groundscrapers, Skinscrapers, e Platescrapers, CARTOGRAM recorreu a uma campanha de financiamento coletivo no kickstarter para angariar fundos para uma edição mais tátil e dinâmica da Soiled. O dinheiro levantado com a campanha (através de 165 generosos financiadores) permitiu a produção de uma edição limitada, redesenhada e impressa localmente.
Nesta edição:
Adrianne Jørgensen coreografa um peep show inspirado em Hitchcock.
Mari Altshuler narra os encontros casuais de habitantes (des)desenhados.
Henry Stephens e Hannes Frykholm fazem a curadoria de um cenário para acontecimentos domésticos.
Cristina Garriga alquimiza a estrutura de um quarto dentro do tecido urbano.
Jimmy Stamp desenha uma historiografia do vidro na arquitetura, revelando seu potencial de comediante.
Irene Chin deixa suas impressões digitais e marcas de nariz em vitrines imaculadas.
Olivia Valentine e Timur Hammond questionam os meios através dos quais trazemos o mundo à vista.
Julia Sedlock defende o poder dos pequenos espaços para trazer de volta os estúdios de arquitetura à esfera pública.
Cyril Marsollier e Wallo Villacorta despertam um ícone brutalista de seu sono institucionalmente imposto
AVPD desafia nossa percepção literal e fenomenal da reflexividade ao produzir estranhos arranjos de janelas.
A edição está disponível para compra aqui. Contudo, uma prévia com algumas páginas pode ser vista aqui.