Em sua terceira edição, o Prêmio Carreira Trienal de Lisboa Millennium BCP distingue o indivíduo ou atelier cujo trabalho e ideias tenham influenciado e continuam tendo um efeito profundo na prática e no pensamento atuais da arquitetura.
Assinalando o compromisso da Trienal e da Fundação Millennium BCP com a promoção da excelência ao longo de trajetórias profissionais notáveis, o Prêmio Carreira laureou nas edições anteriores o arquiteto italiano Vittorio Gregotti (2007) e o arquiteto português Álvaro Siza Vieira (2010).
O anúncio oficial do vencedor e entrega do prêmio acontece integrada ao programa de encerramento de Close, Closer, 3ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, (12–15 Dez). Nesta ocasião, o vencedor receberá o prêmio, uma obra de arte original encomendada pela Trienal à artista plástica portuguesa Fernanda Fragateiro.
Convidados pela Direção da Trienal, os membros do júri são figuras de destaque nas áreas da prática, curadoria, escrita e crítica de arquitetura, representando alguns dos contextos internacionais mais dinâmicos da disciplina.
MEMBROS DO JÚRI:
Beatrice Galilee (UK), arquiteta e curadora geral de Close, Closer
Gonçalo Byrne (PT), arquiteto e docente
Guilherme Wisnik (BR), arquiteto, professor, autor e curador da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo
Juhani Pallasmaa (FI), arquiteto, autor e docente
Mónica Gili (ES), historiadora de arte e diretora da editora Gustavo Gili
Taro Igarashi (JP), arquiteto, curador e crítico de arquitetura, diretor artístico da Trienal de Aichi 2013
William Menking (US), arquiteto, fundador e editor do The Architect’s Newspaper