Arquitetura é paixão.
Às vezes pode ser muito complexa, lenta, até mesmo dolorosa… mas nossa paixão nos faz chegar até o final, para ver nossas criações se tornarem realidade, apesar de tudo.
Essa paixão se transforma em um espírito empreendedor, colaborativo, no desejo de usar o nosso conhecimento para influenciar nossa sociedade e para melhorar o nosso ambiente construído.
Para mim, um dos melhores exemplos vivos dessa paixão é nosso mestre Oscar Niemeyer.
Hoje, o mestre faz 104 anos e continua trabalhando no seu escritório em Copacabana, Rio de Janeiro, desde onde o entrevistamos, entregando projetos ao Brasil e ao redor do mundo. Tão apaixonado pelo seu trabalho, que não pode parar.
Devoto da arquitetura e das mulheres, foi capaz de expressar sua paixão por ambas.
montanhas/ondas/mulheres = curvas
Não é o angulo reto o que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a livre e sensual curva. A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos rios, nas ondas do oceano, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo.
- Oscar Niemeyer
Tranquilo com a Vida, música composta por Niemeyer, baixe e escute aqui.
Apaixonado por como a arquitetura pode desempenhar um papel mais relevante na sociedade, ele se envolveu na política e desempenhou um papel fundamental na visão do novo Brasil, organizando o concurso para Brasília, a nova capital, e construindo posteriormente seus principais edifícios.
Sua forte visão política o levou a viver no exílio durante o regime militar (1966), o que lhe permitiu trabalhar em uma ampla escala internacional: França, Itália, Líbano, Argélia e Malásia. Mais tarde, de volta ao Brasil, foi presidente do Partido Comunista Brasileiro (1992-96). Um envolvimento que saiu da paixão, do desejo de levar sua visão da arquitetura e da sociedade mais além, não importando o difícil que resultava ser algumas vezes.
Entre muitos reconhecimentos durante sua prolífica carreira, o mestre recebeu, em 1988, o prêmio de maior prestígio da arquitetura, o Prêmio Pritzker.
Então, hoje, nós queremos dizer feliz aniversário Oscar Niemeyer, e obrigado por nos inspirar através da sua paixão.