Segundo um estudo realizado pela empresa de transporte holandesa TomTom, que analisou 169 cidades em todo o mundo, o Rio de Janeiro está no topo da lista de cidades americanas com os piores trânsitos.
O estudo divulgado esta semana compara o tempo gasto parado no trânsito para cada hora dirigida e comprovou que os habitantes da cidade maravilhosa desperdiçam em média 1h06min para cada hora rodada, na frente inclusive de São Paulo, onde o tempo gasto é de 48 minutos.
Atrás apenas de Moscou e Istambul, o Rio ficou com a terceira pior colocação. São Paulo não está muito distante, no sétimo lugar.
Os dados são oriundos dos usuários de dispositivos GPS da TomTom que aceitaram ceder informações de localização. É a primeira vez que o Brasil faz parte do estudo.
De acordo com a companhia holandesa, para o estudo em São Paulo, serviram de base 1,1 bilhão de trajetos, já para o Rio de Janeiro o número de corridas atingiu os 200 milhões.
A base são as "principais vias" de cada metrópole. Compara-se a diferença entre a média de velocidade dos horários de pico (entre as 7h e as 11h e entre as 18h e as 22h) e horários de trânsito livre.
Um fator importante que ajudou a garantir um lugar no pódio é a geografia do Rio de Janeiro, constatou a empresa. Em uma cidade pontuada por montanhas e rodeada pelo mar, por vezes é impossível não passar por algumas vias trocais, o que colaborou com o aumento do tempo desperdiçado.
Outras metrópoles brasileiras serão incluídas no estudo do terceiro trimestre, que deve ser divulgado em dois meses, mas a empresa acredita que nenhuma outra cidade deve ter congestionamento pior que o Rio ou São Paulo.
A lista das 10 cidades com o pior trânsito:
1. Moscou
2. Istambul
3. Rio de Janeiro
4. Varsóvia
5. Palermo
6. Marselha
7. São Paulo
8. Roma
9. Paris
10. Estocolmo
Referência: mobilize.org