Acontece hoje, 14/11, às 14 horas a palestra “Walkscapes: o andar como prática estética” com Francesco Careri na Praça Victor Civita.
Sobre a Palestra
O andar é um ato cognitivo e criativo capaz de transformar simbólica e fisicamente tanto o espaço natural como o antrópico. O livro “Walkscapes: o caminhar como prática estética”, de autoria de Francesco Careri, narra uma história da percepção da paisagem através do ato de caminhar: do nomadismo primitivo às vanguardas artísticas do começo do século XX, da Internacional Letrista à Internacional Situacionista, do minimalismo à land art.
Na palestra, cujo título é o mesmo do livro, o próprio Careri irá revisar algumas das propostas históricas que conceberam o ato de deambular não só como uma ferramenta de configuração da paisagem, mas como uma forma autônoma de arte, um instrumento estético de conhecimento e de modificação física do espaço atravessado, que se transforma em intervenção humana.
Palestrante: Francesco Careri
Mediação: Ana Luiza Nobre
Sobre Modos de Fluir
Rios, lagos, represas e mares têm, historicamente, funções múltiplas e vitais na formação e organização das cidades, ligadas tanto à economia quanto à cultura, ao lazer e à infraestrutura. Geralmente sacrificados no processo de desenvolvimento urbano-industrial, os rios e suas margens são hoje paulatinamente recuperados como elementos cruciais no desenho urbano, que associa infraestrutura e paisagem.
Esta mostra tem caráter de atualização: discute como as águas são tratadas contemporaneamente no projeto de cidades. Em uma época na qual o planejamento urbano se encontra em crise, o desenho dos recursos hídricos vem se tornando estratégico para redefinir espaços públicos e dinamizar a circulação nas cidades, incluindo aí o transporte de cargas.
Praça Victor Civita
Rua Sumidouro, 580, Pinheiros - (Metrô Pinheiros – Linha Amarela)