O Muse de Arte Moderna (MoMA), em colaboração com o Museu de Viena de Artes Aplicadas (MAK), colocou em andamento uma iniciativa que analisará novas possibilidades arquitetônicas para o acelerado e desigual crescimento de seis metrópoles mundiais: Nova Iorque, Rio de Janeiro, Mumbai, Lagos, Hong Kong e Istambul.
Organizado por Pedro Gadanho, curador do departamento de Arquitetura e Projeto, a iniciativa Uneven Growth: Tactical Urbanisms for Expanding Megacities reunirá seis equipes interdisciplinares internacionais para participar de uma série de oficinas, onde cada uma se concentrará em uma cidade específica.
“Em 2030, a população mundial será de 8 bilhões de habitantes. Destes, dois terços viverão em cidade e a maioria será pobre, com recursos limitados. Este crescimento desequilibrado será um dos maiores desafios para as sociedades de todo o mundo”, comentou Gadanho. “As autoridades municipais, urbanistas, projetistas e economistas terão que unir forças buscando evitar uma catástrofe social e econômica, trabalhando juntos para assegurar que a expansão das megacidades seja habitável. Uneven Growth permitirá ao MoMA assumir um papel de liderança frente a este desafio.”
As Equipes:
- Nova Iorque: Situ Studio, Nova
Iorque, Estados Unidos; Cohabitation Strategies (CohStra), Rotterdã,
Holanda.
- Rio de Janeiro: Rua Arquitetos, Rio de Janeiro,
Brasil; MAS Urban Design ETH, Zurich, Suíça.
- Mumbai: URBZ, Mumbai, Índia; Pop
Lab, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Boston, Estados Unidos.
- Lagos: NLE Architects,
Lagos, Nigéria; Inteligencias Colectivas, Madri, Espanha.
- Hong Kong: MAP Office,
Hong Kong, China; Network Architecture Lab, Columbia University, Nova
Iorque, Estados Unidos.
- Istambul: Superpool, Istambul,
Turquia; Atelier d’Architecture Autogérée, Paris, França.
Para a fase de Workshop, as equipes enfrentarão o desafio de criar propostas que pfereçam novas e criativas formas de pensar o crescimento das cidades. As equipes desenvolverão os projetos a partir das diretrizes e críticas do Departamento de Arquitetura e Projeto do MoMA e de um conselho de assessores que inclui Saskia Sassen, David Harvey, Ricky Burdette, Neil Brenner, Nader Tehrani, Michael Sorkin, Marc Angelil, Teddy Cruz, entre outros.
A etapa de Workshop foi iniciada no dia 26 de outubro. Para a segunda fase, o MoMA apresentará uma exposição com as propostas resultantes, aberta a partir de 22 de novembro.
O centro da exposição serão as visões para o futuro das cidades, incluindo planos, imagens e animações concebidas pelas seis equipes durante a primeira fase. O resultado final será um catálogo da exposição que reunirá cada uma das propostas.
Esta será
a terceira exposição da série Issues in Contemporary Architecture, de Andre
Singer.
Via MoMA