
O celebrado arquiteto Remment (Rem) Koolhaas, laureado com o Prêmio Pritzker e curador da Bienal de Veneza de 2014, completa hoje 72 anos. Rem iniciou seus estudos em arquitetura na Architectural Association de Londres em 1968 e posteriormente fundou o OMA (Office of Metropolitan Architecture) com um de seus ex-professores, Elia Zenghelis (juntamente com Zoe Zenghelis e Madelon Vriesendorp).
Apesar da onipresença atual do OMA, o início do escritório em 1975 foi bastante modesto. A comissão para chefiar os projetos do Euralille em 1989 foi um momento decisivo; o escritório começou então a passar de projetos de pequena escala (como a Villa dall'Ava) a projetos de grande escala pelos quais são conhecidos hoje, como a Sede da CCTV (recentemente aleita o "Melhor Edifício em Altura do Mundo") e a Biblioteca de Seattle (considerada um dos mais importantes edifícios do século XXI).

Remment (Rem) Koolhaas, laureado com o Prêmio Pritzker e curador da Bienal de Veneza de 2014, completa 72 anos hoje.

O celebrado arquiteto e designer iniciou sua formação em arquitetura na Architectural Association em Londres em 1968. Posteriormente fundou o OMA (Office of Metropolitan Architecture) juntamente com seus ex professores Elia Zenghelis, Zoe Zenghelis e Madelon Vriesendorp. Apesar de estar frequentemente sob os holofotes, o início de sua firma, em 1975, foi bastante modesto. A comissão para chefiar os projetos do Euralille em 1989 foi um momento decisivo; o escritório começou então a passar de projetos de pequena escala (como a Villa dall'Ava) a projetos de grande escala pelos quais são conhecidos hoje, como a Sede da CCTV (recentemente aleita o "Melhor Edifício em Altura do Mundo") e a Biblioteca de Seattle (considerada um dos mais importantes edifícios do século XXI)

Contudo, a influência do OMA não se limita ao seu diverso portfólio. Talvez ainda mais importante seja o fato do escritório ser uma encubadora de talentos, orgulhando-se de ex colaboradores como Zaha Hadid, Joshua Prince Ramus, Bjarke Ingels, e Jeanne Gang.

Apesar da iminente presença de Koolhaas no campo da arquitetura, chamá-lo apenas de arquiteto seria uma grosseira simplificação. Na realidade, Rem frequentemente trabalha na esfera urbana e já projetou diversos masterplans, incluindo o centro cívico de Bogotá e um distrito artístico em Hong Kong. Também é amplamente respeitado como teórico urbano - seu manifesto metropolitano "Nova Yorque Delirante" resistiu ao tempo e ainda constitui leitura essencial para jovens arquitetos.

Sua obra, que vem expandindo (se não rompendo) os limites da arquitetura, fez dele uma figura bastante controversa, e cada nova comissão que recebe indica novos debates sobre sua obra e abordagem. Não importa como seu trabalho é recebido, uma coisa é certa: Koolhaas será lembrado como um dos mais influentes arquitetos de nossa época.
Conheça alguns dos projetos e textos sobre Rem que temos publicados em nossa página, a seguir:

- Complexo Habitacional do OMA e Ole Scheeren vence o prêmio "World Building of the Year 2015"
- Casa da Música do Porto
- Vídeo: Rem Koolhaas responde perguntas de fãs como parte da campanha "REM" no Kickstarter
- Perseguindo Rem: O trabalho de um jornalista para definir Koolhaas
- Uma Bienal do conhecimento: Rem Koolhaas sobre a importância dos arquivos
- 34 Football Fields of Museums: Rem Koolhaas Talks at the Galeries Lafayette
- Rem Koolhaas: A Reluctant Architect
- Why is Rem Koolhaas the World's Most Controversial Architect?
- 12 Citações Clássicas de Koolhaas
- Marina Abramovic lança campanha no Kickstarter para construir o Centro de Artes Performáticas projetado pelo OMA
- Proposta do OMA é selecionada pela Prefeitura de Santa Monica
- OMA vence competição para o Centro de Convenções de Miami
- Clássicos da Arquitetura: Ampliação do Parlamento Holandês / OMA
