Como se tirado de um filme de ficção científica, Sub-Biosphere 2 é um projeto ambicioso concebido por Phil Pauley cujo objetivo é criar um ambiente sustentável embaixo d'água. A proposta é composta por uma brande bioma com oito cúpulas interligadas. O espaço central do habitat autossuficiente monitora os "sinais vitais" de todos os outros "núcleos", cada um com um sistema ecológico diferente.
Mais informações e imagens a seguir.
Segundo Pauley, todos os sistemas necessários para a vida - ar, água, alimentos, energia, dentre outros - são mantidos através do inovador controle de pressões atmosféricas variantes produzidas nas profundezas. O SBS2 também atuará como um banco de sementes de apoio à vida humana, animal e vegetal dentro dos biomas.
A cúpula central teria 60 metros de altura e 120 m de largura, enquanto que as menores teriam 30 metros de largura e 60 m de diâmetro e estariam unidas por estações de conexão para a entrada e atracamento de embarcações.
O mais interessante deste projeto é a capacidade do sistema de submergir e permanecer embaixo d'água durante longos períodos de tempo. À certa profundidade, a pressão do ar atuaria como um coração e pulmões, permitindo a vida dentro dos biomas.
Seu programa é flexível e pode variar de uma simples residência a uma estação de pesquisas científicas, de um destino para férias em família a um habitat a long prazo para pessoas, animais e plantas.
Pauley tem desenvolvido o conceito de "habitat submarino" desde 1998, e seu trabalho atual continua focado em projetos sustentáveis e inovadores. Pauley tem esperança de conseguir maior apoio mundial para reunir uma equipe que possa levar o projeto SBS2 através das fases de investigação, análise e, finalmente, construção.
Via MyModernMet