Amanhã (20/11), na Zona Verde instalada na Rua Padre João Manuel (estação Consolação do metrô), será possível conferir uma exposição que mostra os parklets existentes em outras cidades do mundo. Experiências em São Francisco, Chicago e Nova York poderão ser vistas no espaço. É gratuito.
O Instituto Mobilidade Verde, com o Patrocínio da Vitacon e co-realização do grupo Design Ok (com apoio da Nomen, Concresteel, NeoRex, X Bienal de Arquitetura, Gentilezas Urbanas do Secovi-SP – Sindicato da Habitação de São Paulo – e Summit) promovem a segunda etapa do diálogo com a sociedade brasileira sobre modos de fazer e usar a cidade, além de levantar questões acerca dos espaços públicos e do uso do solo por meio das “Zonas Verdes”.
As “Zonas Verdes” foram inspiradas nos “parklets” criados em São Francisco (EUA), e surgem como forma de converter o espaço de estacionamento de automóvel na via pública em área recreativa temporária. O objetivo central do projeto é estimular a discussão das cidades para as pessoas e o uso do solo com equidade.
Este conceito inclui instalar áreas de lazer e convívio entre as pessoas em espaços anteriormente ocupados por carros, bem como em áreas que podem ativar determinadas ruas, bairros ou cidades.
20/11
- 12h: Alex Stein – Expedição Urbana “Do Ibirapuera ao Central Park (Nova Iorque) de bicicleta”
- 24h: Exposição Parklets no Mundo: Chicago, Nova Iorque e São Francisco
21/11
- 15h à 18h: Oficina de Jardim Vertical com garrafa pet – Floresta Urbana (Thelma Spangenberg)
- 19h30: Debate Fazer e Usar o Espaço Público / Participantes: Carol Ferres (Projeto Corujas), Andréa Helou e Julieta Fialha (Estúdio Entre – Tiquatira em Construção) e Vanessa Espínola (Grupo Design Ok). Mediador: Guilherme Ortenblad
22/11
- 10h às 18h: Bicicloteca / Estímulo à leitura / Descanso
- 13h às 17h: Intervenção O Som e a Cidade – jam session com músicos de rua organizado por Jack Fahrer (Grupo Design Ok)
23/11
- 10h: Saída para Bike Tour – Conexão Cultural X Bienal de Arquitetura de São Paulo
- 12h: Autor do livro “Cidade do Paraíso”. Leitura de trechos do livro sobre como é viver em Paraisópolis, a maior favela de São Paulo
- 13h às 17h: Oficina Fazer e Usar o Espaço Público – realização: designers do Grupo Design Ok (Helena Camargo, André Cruz, Guilherme Ortenblad, José Marton e Jach Fahrer) / Inscrições por ordem de chegada
26/11
- 10h às 18h: Bicicloteca / Estímulo à leitura / Descanso
- Debate caminhabilidade com programação sujeita à consulta no site http://institutomobilidadeverde.wordpress.com/
28/11
15h às 18h: Oficina de Jardim Vertical com garrafa pet – Floresta Urbana (Thelma Spangenberg)
29/11
Passeio com especialistas em Walkability – programação sujeita à consulta no site
30/11
11h: “Cidade código aberto: a relação dos movimentos de cultura livre com a re-descoberta da cidadania” – Com Mariana Nobre (pesquisadora de tendências e fundadora do Atelier do Futuro)
03/12
12h às 13h30: Intervenção – O Som e a Cidade (O Bardo e o Banjo)
05/12
- 10h às 18h: Bicicloteca / Estímulo à leitura / Descanso
- 20h30: Debate Qual ônibus passa aqui? – protesto fotográfico coletivo a favor de uma comunicação eficiente e digna nos pontos de ônibus da cidade de São Paulo (programação sujeita à consulta no site
06/12
10h às 18h: Bicicloteca na Zona Verde / Estímulo à leitura / Descanso
+infos: Agenda da Zona Verde