"Art & About Sydney" é um festival de arte que acontece há mais de dez anos na cidade australiana e inclui palestras, exposições, intervenções urbanas e oficinas. Sua versão mais recente começou em julho e permanece até 31 de dezembro.
Uma das intervenções montadas, que esteve presente até 20 de outubro, se chamava "Field", criada pela empresa neozelandesa Out of the Dark, especializada em instalações que permitem que as pessoas vivam experiências comunitárias em espaços públicos através do design.
O Parque público Hyde Park é uma das mais antigas áreas verdes da cidade e, portanto, um dos mais emblemáticos e visitados. Assim, montar a intervenção "Field" neste lugar garantiu um impacto sobre as pessoas, além de realçar o valor do parque.
Ao contrário do aspecto que tem o parque todos os dias, aos domingos as pessoas encontraram 81 pontos construídos a partir de espelhos refletores e 324 espelhos instalados no gramado. Desta forma, o público pode caminhar entre os espelhos e não apenas ter uma nova perspectiva deste espaço, mas também da cidade, porque os edifícios mais próximos são refletidos pelas superfícies espelhadas.
Como em alguns parques há um sentimento de insegurança à noite, a empresa decidiu que os espelhos podem ajudar a mudar essa percepção se permanecerem instalados. Assim, alguns dos espelhos recebem iluminação colorida à noite.
Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Maria Júlia Martins, ArchDaily Brasil.