Foram divulgadas as quatro cidades finalistas do Sustainable Transport Award (STA) deste ano, promovido pelo Institute for Transportation and Development Policy. As cidades que apresentaram grandes avanços na questão do transporte público sustentável são: Buenos Aires, na Argentina; Indore, na Índia; Lanzhou, na China; e Suwon, na Coréia do Sul.
O Prêmio é concedido anualmente desde 2005 às cidades que tenham implantado, no ano anterior, projetos inovadores que abordem a questão do transporte de modo sustentável. Além de melhorar a mobilidade para todos os cidadãos, os projetos devem reduzir a emissão de gases que provoquem o efeito estufa e melhorar a segurança e o acesso de ciclistas e pedestres ao espaço público.
Em 2013, Buenos Aires implantou dois novos corredores do Metrobus: o Metrobus Sur e 9 de Julio, que transformaram o centro da cidade em um ambiente agradável para o pedestre, encorajando as pessoas a caminhar e a pedalar mais.
Indore, na Índia, lançou o iBus, o segundo corredor BRT – Bus Rapid Transit no país, e continua lutando para afastar os carros das faixas exclusivas.
A cidade chinesa de Lanzhou implementou o segundo BRT com de maior capacidade na Ásia, incluindo diversas reformas no trânsito como parte do projeto.
Anfitriã do Ecomobiliy World Festival, a cidade de Suwon, na Coréia do Sul, está progredindo ininterruptamente, alargando calçadas, criando ciclovias e estações de aluguel de bicicletas.
As cidades finalistas do STA serão homenageadas em 14 de janeiro do ano que vem, durante o 93º Transportation Research Board’s (TRB) em Washington, DC. Interessados em participar podem registrar-se para o TRB aqui. As inscrições para a cerimônia de premiação serão abertas em breve.
Entre os vencedores de edições passadas do Transport Award estão: Cidade do México, México (2013); Medellin, Colômbia e São Francisco, Estados Unidos (2012); Guangzhou, China (2011); Ahmedabad, Índia (2010); Nova York, Estados Unidos (2009); Londres, Reino Unido (2008); Paris, França (2008); Guayaquil, Equador (2007); Seoul, Coreia do Sul (2006), e Bogotá, Colômbia (2005).
Referência: thecityfixbrasil