Garagens e estacionamentos geralmente têm uma má reputação - particularmente agora que os carros são vistas como meios de transporte tão prejudiciais ao meio ambiente - sem mencionar o fato de serem frequentemente estruturas desinteressantes e utilitárias. Para contrariar este senso comum, o site Stress Free Airport Parking lançou um prêmio para o "Estacionamento Mais Legal do Mundo". Continue lendo após o intervalo para conhecer os 10 projetos finalistas do prêmio.
Millennium Point Car Park, Birmingham, Reino Unido
Projetado pelo Conselho Municipal de Birmingham, o Millenium Point apresenta painéis de acrílico azul que criam um efeito de "cubo de luz" ao longo de sua fachada.
Michigan Theatre, Detroit, EUA
A entrada para esta verdadeira Cidade do automóvel fora originalmente, como sugere o nome, um teatro. Quando foi fechado, engenheiros temiam que sua demolição desestabilizasse os edifícios ao redor, então converteram o antigo edifício em um estacionamento - uma mistura bizarra de estrutura utilitarista, classicismo grandioso e ruína desmoronando.
Veranda Car Park, Rotterdã, Países Baixos
O arquiteto responsável pelo Veranda Car Park, Paul de Ruiter, queria mudar a visão do público sobre estacionamentos ao criar um edifício ao redor de um vazio central que proporciona impressionantes imagens arquitetônicas tanto a partir de dentro quanto do exterior.
Charles Street, Sheffield, Reino Unido
Projetado por Allies and Morrison e apelidado de ""The Sheffield Cheese Grater" (O Ralador de Queijo de Sheffield), a fachada angular deste edifício, criada por unidades idênticas orientadas para várias direções, cria interessantes padrões de luz no interior do prédio.
1111 Lincoln Road, Miami, EUA
Com o projeto 1111 Lincoln Road, Herzog & de Meuron buscaram criar uma estrutura que, além de ser honesta quanto a sua função primária, também fosse um destino na cidade - e obtiveram sucesso com um projeto que é tão popular como estacionamento quanto por suas outras funções.
Car Park Plaza, Cajnovas, Espanha
Este projeto de Teresa Sapey Architecture faz uso de cores e gráfismos vibrantes para melhorar a experiência de estacionar em uma garagem. Cada elemento do projeto gráfico é uma referência ao contexto local, e o projeto conta ainda com um esquema de iluminação que ajuda a identificar os caminhos dentre do estacionamento.
Ballet Valet Parking Garage, Miami, EUA
Acima do shopping no nível da rua, este edifício é inteiramente coberto por vegetação para suavizar sua aparência e reduzir seu impacto visual na região de Lower South Beach, em Miami.
Cordova Parkade, Vancouver, Canadá
Concebido como parte da regeneração do centro de Vancouver, o Cordova Parkade incorpora partes de pontes antigas e presta homenagem ao tecido histórico de Vancouver através de sua fachada de granito e aço.
Parc des Celestins, Lyon, França
Como um estacionamento subterrâneo, o primeiro desafio deste projeto era iluminar os espaços abaixo no nível do solo. Para isso, uma grande fonte de luz é posicionada em seu centro e através de um grande espelho que rotaciona, reflete luz por todo o espaço.
Eureka Tower Car Park, Melbourne, Austrália
Este estacionamento utiliza elementos gráficos espalhados por todo o edifício, com setas e informações nas paredes e pisos para ajudar a circulação dos automóveis. Estes gráficos fazem um inteligente uso da perspectiva, assim, a informação se torna legível a partir de determinados pontos.