É oficial: Taipei foi escolhida para ser a Capital Mundial do Design de 2016 (WDC - sigla em inglês). Nenhuma surpresa, já que em agosto deste ano a cidade fora a única selecionada pelo International Council of Societies of Industrial Design (ICSID) para prosseguir até a fase final da seleção.
A cidade, cuja campanha tinha o slogan "Adaptative City: Design in Motion" (Cidade Adaptativa: Design em Movimento), focou em como o design pode melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Para reforçar a campanha, foram propostos 20 projetos pelo programa "Política Pública pelo Design", que visa estreitar a relação entre designers, o públicos e os financiadores. Mais de 600 workshops foram realizados, encorajando a colaboração entre as autoridades da cidade e os profissionais do design.
Dentro dos próximos dois anos, a cidade continuará com o tema "Adaptive City”, executando seis projetos exemplares. Esta estratégia inclui o resesenvolvimento da Minglun Elementary School; um novo museu no Taipei Expo Park, estabelecendo paisagens urbanas mais vibrantes e agradáveis; e a construção de pontos e estações de ônibus inteligentes e confortáveis.
Dentre outras cidades que já forma nomeadas Capitais Mundiais do Design, estão Turim, Itália (2008); Seul, Coréia do Sul (2010); e Helsinki, Finlândia (2012). Atualmente, a Cidade do Cabo, na África do Sul, se prepara para ser a capital em 2014.
Referência: Blouin ArtInfo