Uma equipe composta por Mecanoo, Michael van Gessel, Delva Landscape Architects e Jojko Nawrocki Architekci venceu a competição para projetar o Museu Royal Lazienki, na capital polonesa. O museu de 1.800 m² ficará enterrado sob um terreno triangular de 2,5 hectares no Parque Lazienki, um dos destinos culturais mais populares de Varsóvia. Michael van Gessel e Delva Landscape Architects trabalharão no projeto paisagístico, enquanto que o escritório Mecanoo liderará o projeto do museu.
O jardim e o centro de exposições estarão intimamente conectados, já que o projeto do museu "surge da ondulação dos caminhos que envolvem o jardim."
Três cortes na topografia garantirão acesso direto ao hall central, um dos quais levará os visitantes para o pavimento abaixo através de uma escada espiral iluminada por claraboias. Este hall principal dá, então, acesso a quatro espaços expositivos modulares, dois grandes e dois menores. Cada um desses abrigará exibições temporárias, enquanto que o jardim será ocupado com usos educacionais e recreacionais.
Como em qualquer estrutura subterrânea ou museu, a iluminação é fundamental. A luz natural penetrará o espaço através de uma série de claraboias que pontuam a superfície do jardim por toda a extensão do museu.
O arquiteto descreveu: "Várias aberturas circulares - ou grandes claraboias - se sobressaem através dos caminhos e da vegetação, criando um misterioso jogo de luzes no jardim, mas também proporcionam iluminação natural cuidadosamente controlada no interior do pavilhão.