Cada vez mais as pessoas ao redor do mundo vêm escolhendo a bicicleta como meio de transporte. A infraestrutura para os ciclistas (ciclovias segregadas do tráfego de veículos, ciclofaixas, etc.) é cada vez mais importante e necessária em muitas cidades de todos os continentes.
Se você perguntar a um ciclista o que é preciso para fazer uma boa ciclovia, certamente ouvirá muitas histórias sobre processos burocráticos e sobre cidadãos céticos, além de que um desenho ineficiente coloca o espaço do ciclista em disputa com o dos pedestres e motoristas.
Levando isso em conta a Copenhagenize Design Co., uma empresa de consultoria e design especializada em exportar a experiência em bicicletas de Copenhague, criou um sistema - Copenhagenize flow - que permite a construção de ciclovias a partir de módulos encaixáveis do tamanho de azulejos feitos de plástico reciclado e madeira. Seu principal objetivo é ajudar a convencer os cidadãos e as autoridades.
As vantagens seriam muitas:
- A separação entre os carros e os ciclistas seria mais efetiva do que no caso em que apenas a tinta é utilizada para marcar a pista.
- Ele é regulável na largura e comprimento.
- Pode ser desmontado, com possibilidade de testar se o lugar é o melhor para colocar uma ciclovia sem que a infraestrutura construída seja permanente.
- Seu preço seria de apenas 10% do custo de um ciclovia segregada.
- Um pequeno grupo de pessoas é consegue montar 1 quilômetro de ciclovia por dia.
"Sabemos que a infraestrutura para bicicletas que separa os veículos motorizados promove o ciclismo. É simples assim. A instalação ciclovias nas ruas aumentou em 10% no uso de bicicletas em Copenhague. Nas cidades onde o ciclismo é um movimento emergente, esse número é muito maior ", diz o grupo Copenhagenize flow.
Via Plataforma Urbana. Tradução Maria Júlia Martins, ArchDaily Brasil.