O FestivalMid-Autumn é uma das festas mais típicas de Hong Kong, sendo celebrada durante os dias de lua cheia do oitavo mês do calendário chinês. Neste ano o festival aconteceu em setembro, no Parque Victoria em colaboração com o projeto Lantern Wonderland, que contou com Rising Moon, um pavilhão luminoso feito com7 mil garrafas plásticas e que representa um hemisfério da lua, com a outra parte sendo refletida na lagoa do parque.
O pavilhão foi feito pelo escritório Daydreamers Design para ser entendido como um símbolo de reunião em torno a uma lua que promova o cuidado com o meio ambiente.
Saiba mais a seguir.
A cada ano, o consumo de garrafas de policarbonato multiplica-se e muitas delas não são recicladas. Por isso, o tema deste ano centrou-se em propostas sustentáveis para despertar o interesse nos cidadãospor práticas ambientalmente menos agressivas.
O pavilhão possui passeios internos cercados por água, por onde as pessoas podem caminhar e observar as mudanças de cores das luzes que iluminam essa metade da lua. Esse hemisfério de lua foi estruturado com as garrafas de cinco litros que conformavam vários triângulos entre si, conectadas a uma estrutura de aço.
Buscando manter a essência do Festival Mid-Autumn, deixou-se um orifício na parte superior da meia esfera a 10 metros do solo, por onde era possível ver a lua.
Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Eduardo Souza, ArchDaily Brasil.