Foram anunciados os vencedores do Urban Living Awards 2013, um esforço conjunto entre o Departamento de Desenvolvimento Urbano e o Deutsche Wohnen AG.
A competição tem como objetivo inspirar arquitetos para melhorar a qualidade de vida urbana através do design e, ao mesmo tempo, estimular a cooperação urbana. Embora tenha sido fundada há pouco tempo (2010), já se tornou uma das competições mais respeitadas do mundo. De fato, as 240 inscrições em 2013 vieram de mais de 20 países europeus - um enorme crescimento em relação aos anos anteriores.
Saiba mais sobre os vencedores...
Um distinto painel incluindo Regula Luscher (Diretor de Desenvolvimento Urbano do Departamento do Senado Alemão), Winy Maas (MVRDV) e Martin Rein-Cano (TOPOTEK 1) escolheu os vencedores e indicados em três categorias: construído (estruturas permanentes), temporário (arquitetura de instalação temporária) e habitação (estruturas sustentáveis). Estes projetos têm feito contribuições culturais significativas na redefinição da comunidade, ao passo que se adaptam perfeitamente aos seus contextos. O primeiro lugar recebeu 3.000 Euros da Deutsche Wohnen.
Construído - Primeiro Lugar: Salas de aula para a Universite de Liege, Daniel Dethier_Dethier
Este projeto converteu um complexo de cinema abandonado em uma instalação de ensino universitário, dando nova vida a um bairro outrora estagnado.
Construído - Indicado: Casa Keret, Jakub Szczesny
Originalmente concebido como uma instalação, a Casa Keret ocupa o espaço entre duas casas, o que a torna a mais estreita do mundo (apenas 122 centímetros em seu ponto mais largo). Tornou-se ponto de interesse para os habitantes locais, que apoiaram o empreendimento desde o início.
Construído - Indicado: Offene Metallwerkstatt, phalt Architekten AG
Esta pequena estrutura fica às margens dos rios Limmat e Sihl em Zurique e serve como uma oficina de metal para os adolescentes e jovens. O workshop tem servido como um catalisador para a revitalização da região - necessária há mais de duas décadas.
Construído - Indicado: Guarda-sol Metropol, J.Mayer H. Architekten
O Guarda-sol Metropol é o novo ícone de Sevilha, ocupando uma praça no centro histórico da cidade e elevando-se acima de um local de escavação arqueológica. O pavilhão converteu uma antiga área em desuso em um centro urbano contemporâneo e conecta os espaços comerciais, residenciais e cívicos de Sevilha.
Temporário - Primeiro Lugar: Test Site Rotterdam, ZUS (Zonas Urbanas Sensíveis)
A crise financeira levou o desenvolvimento do centro da cidade de Roterdã a uma paralisação completa. Esta proposta retoma a evolução da cidade, ligando as várias zonas e nós da cidade ao longo de uma ponte de madeira contínua. Esta ponte também serve de passagem de pedestres e iria revigorar a cidade em uma escala humana.
Temporário - Indicado: BMW Guggenheim Lab, Atelier Bow-Wow, MAGMA Architecture
O BMW Guggenheim é um laboratório móvel, cuja finalidade é de inspirar o debate sobre a vida da cidade. Já está comprovado o sucesso, tendo sido palco de discussões estimulantes de Nova Iorque a Berlim.
Temporário - Indicado: Sommerwerkstatt Wiesenburg, Estudantes de TU Berlin, Donatella Fioretti, Marc Benjamin Drewes, Simon Mahringer, Christoph Rokitta
O Workshop de Verão de Wiesenberg, que aconteceu em um antigo abrigo de sem-tetos, foi um festival para estudantes e residentes no distrito de Wedding, em Berlim. Este projeto, liderado por Donatella Fioretti como parte da equipe de arquitetura da Technische Universtat de Berlim, deu aos alunos do primeiro ano a oportunidade de projetar e construir sua primeira estrutura semi-permanente.
Temporário - Indicado: Steel City SOUND SYSTEM Movement, Estudantes da Universidade de Arte e Design Linz, Lukas Feireiss
SOUND SYSTEM é uma instalação sonora de múltiplos usos realizada em Linz para estimular concertos espontâneos em toda a cidade. Como parte da Universidade de Arte e Design de Linz, este projeto teve como objetivo inspirar o desempenho criativo e fazer as pessoas questionam as fronteiras culturais existentes.
Temporário - Indicado: Jaqueta Missing Link, Eli Elysee
Durante as horas de rush, encontrar um lugar em ônibus ou metrôs pode ser difícil. A jaqueta Missing Link é um protótipo de um trabalho que permite passageiros segurarem-se uns aos outros quando não há espaço. Ela inspira questões de privacidade - e se estamos dispostos a sacrificar nosso espaço pessoal em favor de conforto.
Habitação - Primeiro Lugar: VinziRast - mittendrin, gaupenraub +/-
Este espaço de múltiplos usos em Viena serve como uma escola, casa e escritório para os habitantes locais. Aberta para uso público, o projeto (apesar de sua intenção potencialmente provocadora) não encontrou quase nenhuma resistência e foi realizado em apenas três anos.
Habitação - Indicado: Siedlung Buchheimer Weg, ASTOC Architects and Planners
Após a demolição de um imóvel residencial abandonado em Berlim, os arquitetos viram a oportunidade de oferecer à comunidade uma opção de moradia mais socialmente amigável. As curvas e rupturas nas estruturas habitacionais proporcionam espaços sociais maiores e mais fluidos para moradores e visitantes. A coerência cromática (uma única cor para cada edifício) liga as estruturas em conjunto, dando-lhes uma personalidade distinta.
Habitação - Indicado: Lormont, Habiter Autrement
A forma única de cada apartamento impede o bloqueio de pontos de vista na densa cidade de Lormont. Grandes janelas abertas ao longo do lado oeste fornecem ampla vista para o rio, enquanto terraços proporcionam a cada apartamento um espaço exterior individual.
Habitação - Indicado: Casa H, NAGELIARCHITEKTEN
As plantas altamente variáveis da Casa H dão aos moradores a oportunidade de individualizar os espaço que, de outra forma, seriam rígidos. O complexo de apartamentos concentra espaços de estar ao longo dos lados norte e sul do edifício, reunindo, assim, espaços de serviço em um núcleo central.
Habitação - Indicado: R50, ifau und Jesko Fezer, HEIDE & VON BECKERATH
O projeto do R50 foi um trabalho conjunto entre os arquitetos e os moradores do prédio, em um esforço para criar um espaço compartilhado eficiente e sustentável. Fachadas de painéis de madeira pré-fabricados contribuem para a sustentabilidade da estrutura.