Cientistas da NASA estão trabalhando duro nas investigações da porção de terra mais desconhecida do planeta: a Antártica. A humanidade nunca chegou a ver o continente sem neve e gelo, porém, após décadas de investigação, pode-se agora ver uma representação digital do território que existe por baixo das geleiras. A NASA compilou dados da British Antarctic Survey e as imagens do satélite ICESat para criar a imagem topográfica mais completa do continente branco.
Uma das finalidades do projeto é ajudar a medir o impacto que terá o derretimento da crosta de gelo sobre o resto do planeta, já que graças à compreensão do território, pode-se entender melhor como o gelo se desloca sobre a superfície terrestre do continente.
Mais detalhes a seguir.
Para o projeto, os investigadores coletaram três tipos de dados: o levantamento da superfície, a espessura do gelo e a topografia do solo estável. Todos os dados existentes foram reunidos e compilados pela Operação IceBridge, um projeto criado para a investigação sobre a região.
O resultado é uma imagem muito detalhada da topografia da Antártica, que pode ser comparada com antigos mapas do continente através da página da NASA.
Os investigadores explicam que esta imagem mais precisa pode ajudar a entender melhor o impacto que o derretimento do gelo causará no resto do planeta. "Será um recurso importante para a próxima geração de oceanógrafos, físicos e geólogos" comentou Peter Fretwell, principal autor do projeto.
Veja mais imagens do território antártico - com e sem neve - aqui.
Via Inhabitat