"Um caminho na floresta" é uma instalação experimental que envolve as árvores de um parque no coração da cidade de Tallin, Estônia. A obra foi criada pelo escritório japonês Tetsuo Kondo Architects como parte de uma instalação urbana para o Festival LIFT11. Este projeto artístico, arquitetônico e paisagístico foi concebido para enriquecer o entorno e criar novas experiências para os cidadãos e visitantes.
Saiba mais, a seguir.
Arquitetos: Tetsuo Kondo Localização: Parque Kadriorg, Tallinn, Estonia Engenharia estrutural: SAPS(Sasaki and Partners) Ano do projeto: 2011 Área: 71,08 m² Área do terreno: 1.000.000 m² Estrutura: aço
Às elegantes árvores do parque Kadriog foi adicionado um novo caminho. Um caminho que consiste em atravessar uma floresta com mais de 300 anos de idade. Com 95 metros de comprimento, o caminho elevado foi elaborado a partir de tubos de aço de 139 mm e uma fina chapa de aço que serpenteia entre às antigas árvores.
Trata-se de uma obra de arquitetura que existe tanto para a floresta quanto para a arquitetura. Não se pode modificar a forma da floresta, mas pode-se acreditar que os elementos de uma floresta podem se converter em uma entidade outra. Um percurso que experimenta a floresta, a arquitetura e o entorno próximo.
Em termos de desenho, o projeto oferece aos visitantes a oportunidade de ver a floresta por outra perspectiva. Ao invés de olhar de baixo, o caminho proporciona ao espectador observar em meio às árvores. Sem dúvidas, uma experiência bastante agradável. Um convite aos seres humanos para investigar mais a fundo, sentir algo novo, examinar a natureza de um modo diferente. Este é um projeto harmonioso entre a natureza e a estrutura, no sentido de sua criação e forma. A instalação não se sustenta por si mesma, como uma obra de arte, mas destaca a beleza natural.
O festival foi uma das atividades oferecidas pela Capital Europeia da Cultura de 2011. Diversos projetos artísticos, arquitetônicos e paisagísticos foram concebidos, buscando proporcionar novas experiências para os cidadãos durante o festival.