As incessantes mudanças na área da informática tornam difícil a adequação dos profissionais da arquitetura às novas potencialidades digitais que aparecem a todo o momento. Uma grande parcela dos arquitetos ainda usa os programas CAD apenas como instrumentos de desenho, ignorando suas capacidades como ferramentas de integração e compatibilização de projetos.
A isso soma-se que cada escritório, empresa ou profissional autônomo em geral trabalha de forma específica com suas configurações de programa já estabelecidas. Nota-se a falta de uma real integração entre todos, que permitiria agilizar o processo de troca de informação e aumentar a confiabilidade nesta troca.
Visando homogeneizar este conhecimento, a AsBEA, desenvolveu um manual que estabelece uma padronização de layers, diretórios, arquivos, além da definição de responsabilidades entre todas as atividades de projetos, calcado nos modelos de normas Americanas / Canadenses (AIA, CSI, NBSI) e Européias (ISO), tendo como objetivo a médio prazo transformá-los em normas aprovadas na ABNT.
Desenvolvido pelos arquitetos: Henrique Cambiaghi, Roberto Amá, Miriam Castanho e Marcelo Westermann, o Manual de Intercambialidade de Projetos em CAD pode ser baixado gratuitamente no site da AsBEA.
Via CAU/SC