Durante a primeira metade do século XX, Jean Prouvé chegou de forma indireta à arquitetura: a produção de móveis e componentes de casas - inovadores e tecnológicos - o levou ao projeto de um edifício e ao refinamento de seus métodos de construção. Os princípios da pré-fabricação, flexibilidade e mobilidade foram usados como resposta de projeto para a necessidade de habitações acessíveis produzidas em massa na França do pós-guerra.
Apenas duas Casas Desmontáveis 8x8 são atualmente conhecidas: a utilizada por Jean Prouvé como seu escritório - agora um monumento histórico - e a que foi apresentada pela Galerie Patrick Seguin no Design Miami 2013, de 3 a 8 de dezembro do ano passado.
Saiba mais sobre a interessante "filosofia construtiva" de Prouvé e veja imagens do protótipo construído a seguir.
O compromisso com a reconstrução e investigação do potencial do sistema de pórticos axiais havia, na verdade, começado em 1938, quando o Atelier Jean Prouvé patenteou uma "estrutura de metal de quadros desmontáveis" em um módulo de 8 metros quadrados. O tamanho é em função da capacidade da prensa de dobras da oficina, que usina lâminas de aço de 4 metros. Esta técnica permitiu a construção de uma área mínima de 64 metros quadrados por módulo: um espaço de moradia aceitável tanto para os ocupantes quanto para o construtor.
Em 1944-1945, após a incorporação minunciosa dos métodos de construção da habitação familiar de Prouvé, uma série de casas desmontáveis 8x8 foram produzidas, com melhorias para maior conforto. A estrutura de suporte é construída inteiramente por chapas de aço dobradas, assim como as vigas do piso e do telhado. O uso desse modelo para a reconstrução do país levou à produção da casa Métropole, em 1949.
Jean Prouvé (1901-1984) foi um dos pioneiros do século XX na produção de móveis e arquitetura pré-fabricada. Filho de um dos fundadores da Escola de Nancy e afilhado de Emile Gallé, ele estava imbuído da filosofia criativa de um grupo cujo objetivo principal era criar uma arte/indústria com acesso a todos. Prouvé explorou toda a tecnologia atual em metalurgia e, em seguida, passou para a chapa de aço dobrada: na década de 1930 produziu trabalhos em metal, seus primeiros móveis, componentes arquitetônicos e edifícios desmontáveis, todos em pequenas séries.
Sua visão era de que "na construção não há diferença entre um móvel e uma casa", desenvolvendo uma filosofia construtiva baseada na funcionalidade e na produção eficiente. Livre de todos os artifícios, a estética resultante interveio na doutrina da União dos Artistas Modernos, dos quais Prouvé - com Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand - foi membro fundador.
Ele aplicou os mesmos princípios para a fabricação de móveis - quase sempre para o setor público - e a arquitetura do boom do pós-guerra. Sistemas de montagem inteligentes para estruturas resistentesindicavam que o mobiliário e as construções poderiam ser facilmente desmontados, movidos e modificados.
Era uma mistura entre um espírito pioneiro e as preocupações humanistas que já não existem hoje. Trabalhando com os melhores arquitetos da época, Jean Prouvé deixou sua marca em muitos edifícios famosos do século XX.
* Desde a sua criação em 1989, a Galerie Patrick Seguin dedicou-se à obra de algumas das figuras mais proeminentes da arquitetura do século XX (Jean Prouvé, Charlotte Perriand, Pierre Jeanneret, Le Corbusier, Jean Royère) e organizou numerosas exposições internacionais na Galeria Sonnabend em Nova York, na Galeria Gagosian em Los Angeles, no Centro Pompidou em Paris, no MOMA e no Vitra Design Museum. Ao mesmo tempo, a galeria trabalha arduamente para promover a obra de Jean Prouvé e desenvolveu uma linha editorial de monografias que acompanharam as exposições.