A comissão municipal de Miami concordou unanimemente em abandonar o empreendimento de US$1 bilhão para o distrito do centro de convenções, que pretendia transformar radicalmente a área. Esta decisão foi tomada apenas seis meses após a cidade premiar o OMA e a South Beach ACE na competição internacional que confrontou o escritório holandês com o dinamarquês BIG.
“Para conseguir que este projeto seja feito rapidamente, a tempo e dentro do orçamento, infelizmente tivemos que tomar esta difícil decisão", disse Philip Levine, Prefeito de Miami. "Para algumas pessoas é muito desanimador. Para outras, é um recomeço."
Como noticiado pelo Miami Herald, a cidade planeja restabelecer uma nova chamada de projetos para o centro de convenções e outra para o empreendimento de um hotel próximo. Com a nova proposta, a cidade não precisará mais atingir 60% de aprovação para construir. Assim, Levine acredita que o processo de renovação seja acelerado.
A South Beach ACE respondeu através de uma carta enviada aos líderes municipais e aos eleitores dizendo: "A South Beach ACE foi induzida a gastar milhões de dólares para produzir um grande e icônico masterplan para o Centro de Convenções, esperando que a cidade procedesse em boa fé."
Alguns, incluindo a equipe de projeto da SBACE, estão contestando a decisão de abandonar o projeto, afirmando que a cidade é "contratualmente obrigada a prosseguir".
O OMA ainda não comentou a decisão.
Assista Shohei Shigematsu explicar a proposta do OMA em uma entrevista exclusiva para o ArchDaily no vídeo a seguir.
Referência: Miami Herald, NBC Miami