O curso de Arquitetura e Urbanismo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, foi o mais concorrido entre todas as instituições superiores que ofertaram 100% das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano.
Cada vaga foi disputada por 312,55 candidatos. Em segundo lugar, veio o curso de Medicina da Universidade Federal do Acre, com 210,35 candidatos por vaga.
O curso mais concorrido é também inédito entre as instituições federais do Estado de São Paulo. A primeira turma de arquitetura e urbanismo do IFSP vai começar seus estudos no dia 5 de fevereiro no campus da Capital, no bairro do Canindé, na Zona Norte de São Paulo.
Para a professora Claudia Lavieri Lapetina, coordenadora do curso, a notícia da alta concorrência deixou a equipe da área de construção civil da instituição – que já tem cerca de 30 docentes – ainda mais ansiosa. "Ficamos muito felizes. Estamos tratando de escola pública. Não existe nenhum curso gratuito [de arquitetura] de instituição federal pública no estado de São Paulo."
Com foco inicial técnico e voltado para a indústria da construção, o antigo curso de edificações do IFSP foi se abrindo, recebendo novos professores, muitos dos quais doutores, e neste ano inicia suas aulas de graduação já em alta entre os vestibulandos.
Referência: exame.abril; g1.globo