A marca italiana de mobiliário Arper colocou recentemente em produção a Cadeira Bowl de Lina Bo Bardi. O projeto pioneiro da arquiteta ítalo brasileira apresenta uma abordagem mais relaxada do “sentar-se” que era radical para a época em que foi originalmente lançada, em 1951. A reedição da cadeira - apresentada no Salone del Mobile de 2013 – é um testamento da visão da arquiteta.
A Arper trabalhou em parceria com o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi para produzir a cadeira, baseando-se no único protótipo original existente e em desenhos de Lina. A marca italiana compartilha da missão da arquiteta de colocar a pessoa no centro dos projetos, e de sua ideia do “homem como o objetivo final da arquitetura.”
Com sua cadeira, Lina buscava introduzir um modo flexível de se aproximar do objeto – uma cadeira que se adapta às pessoas, e não o contrário. “O que é novo nesta peça de mobiliário é o fato de que a cadeira pode se mover em todos os lados, sem qualquer intermédio mecânico, apenas através de sua forma esférica”, escreveu a arquiteta sobre a cadeira.
A genialidade da Cadeira Bowl está em sua simples execução: composta por duas partes soltas – uma concha estofada sobre uma estrutura metálica – a assento permanece livre para se mover em todas as direções. É uma cadeira para viver, não apenas para se sentar, com o ser humano novamente no centro do pensamento da arquiteta.
Produzida em uma edição limitada de 500 exemplares (com o estofado em couro preto e outras sete opções de tecido) parte dos lucros da venda das cadeiras será investida em projetos sociais e culturais do Instituto Lina Bo Bardi.