Uma proposta de gmp Arquitectos, L35 Arquitectos e Ribas & Ribas foi anunciada como vencedora de um concurso internacional para renovar o estádio do Real Madrid, Santiago Bernabéu, na Espanha. Selecionado entre uma lista impressionante de candidatos incluindo Foster & Partners, Herzog & de Meuron e Populous, espera-se que a equipe vencedora "transforme Santiago Bernabéu no estádio mais avançado e desenvolvido do século XXI", como disse o proprietário de gmp Volkwin Marg.
“Este edifício é sem dúvida o projeto mais importante de nossas carreiras", Marg acrescentou.
De acordo com o presidente do real Madrid, Florentino Pérez, o projeto vencedor tem o potencial de tornar Santiago Bernabéu "o melhor estádio do mundo". Uma vez concluído em 2017, o empreendimento de €400m terá capacidade estendida em quatro níveis, um centro comercial integrado ao estádio, e, principalmente, terá no topo da estrutura um telhado metálico retrátil envolvido em um display LED interativo.
“É impossível compreender tudo que o Real Madrid é hoje sem este estádio", disse Pérez. "A renovação do estádio é uma estratégia em direção à modernidade. Construir e levantar o estádio foi um desafio na época. Santiago Bernabéu abriu caminho e se tornou líder entre recintos esportivos. Este estádio e Alfredo Di Stéfano mudaram a lenda do Real Madrid. O novo Santiago Bernabéu do século XXI continuará a ser um local privilegiado e fonte de orgulho para todos os membros e fãs".
Referência: Real Madrid, BDOnline, The Guardian