No último dia 17 de janeiro, o prefeito de Caracas, Venezuela, Jorge Rodríguez e o arquiteto britânico Richard Rogers, firmaram o contrato para a construção dos estádios de futebol e baseball que farão parte do Gran Parque de Caracas "Hugo Chavez", situado em La Rinconada. Richard Rogers será um dos responsáveis que conduzirá, junto a outros engenheiros venezuelanos, o parque que homenageia o falecido presidente.
O Parque “Hugo Chávez” contará com 200 hectares localizados nos arredores do hipódromo La Rinconda, em Coche, passando também pelas instalações do Museu Alejandro Otero (MAO) e o Poliedro de Caracas. A obra, que teve início em abril de 2013, contempla a construção de um estádio de futebol com capacidade para 50 mil pessoas e um estádio de baseball, para 45 mil espectadores, além de um ginásio multiuso e a nova sede da Universidad Bolivariana de Venezuela. Ambos os estádios devem ser concluídos em 2015.
Em sua visita a Caracas, Rogers recebeu das mãos do prefeito as chaves da cidade. Na cerimônia disse: "Creio que o importante está em resgatar espaços para recreação, para o bem estar das pessoas. Que os habitantes da cidade sintam que desfrutam do ambiente, e nestes resgates se encontram os estádios, porque do contrário, dirão que vim por questões políticas, e não para exercer meu trabalho de arquiteto em busca dos benefícios que se encontram no ambiente." Ao fim do evento, o arquiteto participou de uma inspeção nas obras do Projeto Integral Santa Rosa em El Recreo, complexo urbanístico projetado pelo arquiteto venezuelano Fruto Vivas.
O interesse do arquiteto Richard Rogers na Venezuela surgiu há alguns anos, quando conheceu o Presidente Chaves, que lhe deu a ideia de projetar um parque recreacional que traria benefícios aos habitantes de Caracas. Rogers aceitou com prazer o desafio: "(...) como sou apaixonado pela busca por espaços abandonados, em resgatá-los e colocá-los ao dispôr dos habitantes, para seu desfrute e benefício, me coloquei às ordens da cidade de Caracas."
Este projeto faz parte do Plan de la Patria 2013-19, proposto por Hugo Chavez durante seu governo, e busca implementar o desenvolvimento ambiental nas grandes cidades, acabando com a imagem de hostilidade e com os projetos voltados apenas para os automóveis.
Via Ciudad CCS