O Museum of Modern Art e o MoMA PS1 selecionaram o projeto "Hi-Fi", uma "torre circular de tijolos orgânicos e reflexivos" concebida pelo escritório The Living (David Benjamin), como vencedor do 15º Young Architects Program (YAP) em Nova Iorque. Um exemplo da filosofia biomimética, a instalação temporária será construída inteiramente a partir de materiais orgânicos através de um método de bio-design.
O projeto "Hy-Fi" se distinguiu dos demais devido aos efeitos de luz hipnotizantes que refletem em suas paredes internas, efeitos alcançados pelo empilhamento de dois novos materiais: tijolos orgânicos ecoativos, feitos a partir de espigas de milho e raízes especialmente desenvolvidas, e tijolos reflexivos, projetados pelo 3M, que foram usados como vasos para o desenvolvimento dos tijolos orgânicos antes destes serem implementados à estrutura.
Segundo o MoMA: “Os tijolos orgânicos estão arranjados na base da estrutura e os reflexivos no topo, levando luz até a parte mais baixa da torre. A estrutura inverte a lógica da construção autoportante e cria um efeito que desafia a gravidade - ao invés de ser espessa e densa na base, ela é fina e porosa em sua porção mais baixa." A instalação também proporciona aos visitantes um abrigo confortável, com ar fresco entrando pela base e ar quente saindo pelo topo.
O projeto apresenta uma "estrutura familiar - embora completamente nova - ao contexto de torres de vidro do skyline de Nova Iorque e da construção de tijolos do edifício do MoMA PS1."
“O projeto vencedor do YAP deste ano não é pouca coisa. É a primeira estrutura em grande escala com quase nenhuma emissão de carbono em seu processo e, além de reciclar, se apresenta como sendo 100% compostável", disse Pedro Gadanho, Curador do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA.
“Recorrendo aos últimos desenvolvimentos em biotecnologia, a instalação reinventa o mais básico componente da arquitetura - o tijolo - transformando em um material aberto a novas possibilidades de projeto."
Dentre os vencedores das edições anteriores estão CODA com o projeto Party Wall (2013), HWKN com Wendy (2012), Interboro Partners com Holding Pattern (2011), SO-IL com Pole Dance (2010), MOS Architects coom Afterparty (2009) e Work AC com PF1 (2008).
Referência: MoMA PS1