O Prefeito de Washington D.C., Vincet Gray, selecionou os escritórios Mecanoo architecten e Martinez + Johnson Architecture como vencedores de uma competição para reinventar a Martin Luther King Jr. Memorial Library de Mies van der Rohe - a única biblioteca e único edifício na capital estadunidense projetado pelo mestre do modernismo. A equipe de projeto busca ressuscitar o negligenciado edifício ao reforçar suas características modernas de um modo contemporâneo. Isto inclui abrir os interiores fechados, reforçando os fluxos e melhorando a iluminação natural; além de, mais dramaticamente, esculpir dois terraços na cobertura ao adicionar um anexo de quatro pavimentos no ático da icônica construção.
Manteremos nossas leitoras e leitores informados com mais detalhes assim que novas informações forem divulgadas. Por enquanto, veja as imagens e a apresentação que rendeu aos escritórios a comissão do projeto.
"Mecanoo e Martinez+Johnson Architecture apresentam uma proposta única apta a criar um projeto de uma Biblioteca que celebre a renovada arquitetura de Mies para a MLK, ao passo que abrange a cultura contemporânea de Washington D.C. e suas necessidades em constante mudança", disse a equipe.
"No escopo do projeto, criaremos uma nova visão para a Martin Luther King Jr. Memorial Library que apresentará oportunidades inovadoras para o engajamento educacional, criará um arranjo compreensivo que unifica os programas comerciais e da biblioteca, além de funcionar como um catalisador para a atividade comunitária."
Francine Houben, líder do projeto e diretora do Mecanoo, disse: "Respeitaremos Mies van der Rohe e pesquisaremos quais são as possibilidades para preparar esta biblioteca para o futuro. Mas o mais importante é trazer à tona os valores de Martin Luther King. Meu sonho é fazer com que este edifício reflita seus ideais."
Veja os finalistas da competição aqui.
Referência: DC Public Library, dcist and NBC4