Recentemente concluído, o aeroporto espacial de Norman Foster e a URS Corporation - para Novo México, Estados Unidos – foi projetado para permitir a operação das novas aeronaves espaciais que levarão os primeiros turistas ao espaço, além de viajar de um lado ao outro do mundo em poucas horas.
Mais informações e fotos abaixo.
O conceito do projeto do aeroporto gira em torno da envergadura destas aeronaves e, ao mesmo tempo da privacidade que os astronautas precisam para seus treinamentos. No entanto, também foi pensado no acesso e recepção dos visitantes externos que vislumbrarão o novo complexo como um centro de atração à parte.
O impressionante edifício foi inaugurado recentemente por Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic. Este é o terminal de onde partirão os primeiros turistas espaciais; voos suborbitais que acreditem já foram reservados por (apenas?) 450 pessoas em todo o mundo.
Desenvolvida em 2006, a proposta de Foster foi a vencedora de um concurso internacional realizado para a concepção do primeiro aeroporto espacial privado do mundo; a forma sinuosa do edifício no meio da paisagem e seus espaços interiores procuram capturar o drama e mistério do voo espacial em si, articulando a emoção das viagens espaciais dos primeiros turistas do universo.