Uma tentativa de transmitir, através do vídeo, a vida de uma obra de arquitetura. Esta é a ambição do arquiteto e fotógrafo de arquitetura português Ricardo Oliveira Alves, que vem utilizando a técnica do timelapse como um meio de registrar obras de arquitetura.
O Archilapse oferece um registro rico e dinâmico das edificações, capturando atmosferas que nem sempre são visíveis através da fotografia, mas que, sem dúvida, são sentidas pelos usuários.
O mais interessante nesta técnica de fotografia e vídeo aplicada à arquitetura é a percepção do tempo, ressaltada pelas mudanças de luz e sombras na geometria dos espaços construídos. O movimento das sombras projetadas nos interiores e exteriores contribui para a compreensão de como o tempo passa para os edifícios.
Quando perguntado do porquê do timelapse, Ricardo explica: “Porque nós sentimos o tempo passar, pelas mudanças na luz, mas não conseguimos seguir esse movimento a olho nu. Acho interessante que se consiga ver quatro horas em apenas 30 segundos, por exemplo”.
Ricardo é mais um dos muitos arquitetos que se distanciaram do projeto de edificações (trabalhou nesta área durante dez anos). Hoje, além de trabalhar como fotógrafo de arquitetura, trabalha com música e é um dos fundadores do projeto YouCook, onde publica vídeos de receitas simples online. Voltar a trabalhar em projetos “está fora de questão”, pelo menos neste momento; para voltar teria que estar acompanhado de uma “equipe fantástica” e, sobretudo, “ter clientes”.
O Archilapse acima mostra a Casa Fragrante, projetada pelo atelier português Rebelo de Andrade. Acompanhe o trabalho de Ricardo pela página oficial do fotógrafo.
Referência: P3