“Ver o ruído” parece ser uma ideia completamente ilógica. Entretanto, não pareceu assim para a empresa Urban Matter Inc. que buscou fazer disso uma realidade embaixo de uma parte elevada da rodovia Brooklyn Queens Expressway, em Nova Iorque.
Em uma das calçadas desse lugar foram colocados pórticos com 2.400 luzes LED que se iluminam com distintas frequências à medida que captam os sons e/ou ruídos provenientes do cruzamento da rodovia com as avenidas Park Avenue e Navy St. Since que passam por baixo.
A intervenção batizada como Silent Lights tinha como grande objetivo fazer com que o caminhar por esse lugar fosse uma experiência mais interativa, prazerosa e sensorial. Além de o objetivo ter sido alcançado, também se conseguiu reabilitar um dos tantos espaços embaixo dos elevados que as autopistas urbanas possuem.
Cada uma das portas tem instalado um microfone que grava os sons e depois fixa os movimentos e cores das luzes segundo a frequência. Assim, quem caminha por ali pode ver o som e sua intensidade representados nas luzes que se movem pelos pilares dos pórticos.
A origem desse projeto vem de alguns anos atrás, quando seus criadores foram ao Kickstarter dizendo que o colocariam entre Carroll Gardens e Red Hook, um cruzamento com melhores acessos localizado a quase dois quilômetros do lugar onde finalmente foi instalado. Por esse motivo, e pelo êxito do Silent Lights, não se descarta a possibilidade de repetir a experiência, mas em outro lugar mais movimentado da mesma autopista.
A instalação foi inaugurada em dezembro de 2013 e pode ser visitada até meados de 2014.
O vídeo abaixo mostra o processo de instalação das portas e a intervenção em funcionamento.
Artigo original via Plataforma Urbana
Tradução: Camilla Ghisleni. Equipe ArchDaily Brasil