A boa reputação das cidades europeias em relação à cultura da bicicleta é o resultado de vários fatores que se combinam, entre eles, a motivação cívica e a vontade política para promover a bicicleta como meio de transporte eficiente, que afeta positivamente a qualidade de vida nas áreas urbanas.
Neste sentido, Groningen, no norte da Holanda, é um dos vários exemplos europeus notáveis nesse panorama. Nesta cidade não existem apenas mais bicicletas do que carros, mas também, mais bicicletas do que pessoas. A cidade implementou uma política pública favorável ao uso da bicicleta nos anos 70 que continua até hoje.
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Groningen tem190 mil habitantes, 300.000 bicicletas e 75.000 automóveis. Além disso, 50% dos deslocamentos são feitos em bicicleta, mas esse número aumenta para 60% se considerarmos apenas os deslocamentos no centro da cidade. Foi precisamente neste ponto da cidade onde, em 1977, foi implementada uma medida nova e simples que tem favorecido o uso da bicicleta: o centro foi dividido em quatro quadrantes, onde foi proibido o tráfego de automóveis, sendo os deslocamentos à pé ou de bicicleta os únicos permitidos.
Embora inicialmente a proibição não tenha sido aprovada pelos comerciantes, que acreditavam que iriam perder clientes porque não chegariam diretamente de carro, com o tempo a medida passou a ser vista com bons olhos, pois os comerciantes e moradores perceberam que as ruas não ficavam congestionadas e a poluição e ruído haviam diminuído.
Via Plataforma Urbana. Tradução Maria Julia Martins, ArchDaily Brasil.