As ruas, estações de metrô e alguns parques em Paris estão vendo sua paisagem se transformar em uma sala de exposições com a "OMG, Who Stole my Ads?" (Meu Deus, quem roubou meus anúncios?), uma intervenção do artista francês Etienne Lavie. Sua proposta é colocar pinturas clássicas francesas nas placas e outdoors de publicidade para não apenas reconquistar um lugar onde os cidadãos podem apreciar a arte, mas para permitir mais opções de apropriações dos espaços públicos.
Mais imagens e informações abaixo.
A montagem desta intervenção foi feita pelo próprio artista e corresponde à “arte urbana de guerrilha”, que consiste em transformar o espaço público através de exposições de arte. Neste trabalho, além da recuperação de espaços destinados aos cidadãos, percebeu-se a quantidade de espaços repletos de mensagens publicitárias em vez de mensagens realmente úteis aos cidadãos.
Na foto acima você podemos ver a "La Liberté guidant le peuple" (A Liberdade guiando o povo) de 1830, de Eugène Delacroix e preservada no Louvre. Em outros lugares de Paris podemos encontrar quadros de Camille Corot e Renoir.
Não existe explicação dada pelo artista sobre este trabalho. Em sua página na internet, no relatório do projeto consta apenas "blah, blah, blah", que pode ser interpretada como uma mensagem muito óbvia sem necessidade de outras explicações.
A expansão da publicidade nas cidades levou alguns artistas de rua e cidadãos a mudarem parte de seu entorno com conteúdos que realmente carreguem mensagens importantes. Em 2011, a intervenção cARTographyTO, em Toronto, também exigia melhor conteúdo nas ruas, uma vez que as autoridades não cumpriram sua promessa de usar as placas para isto.
Via Plataforma Urbana. Tradução Maria Julia Martins, ArchDaily Brasil.