O artista Scott Carter é influenciado pela experiência de viver entre os materiais produzidos em massa, dos espaços e objetos que são inerentes à arquitetura e ao design contemporâneo. Seu trabalho se manifesta como objetos e instalações interativos, que facilitam as mudanças sutis ao valor e tentam redefinir a utilidade em relação às experiências cotidianas. A partir de paredes de galerias, é capaz de usar o material paratransformá-las em esculturas ou móveis. Com quatro projetos relacionados a este assunto, a sua prática é paralela ao discurso contemporâneo sobre a arte, design, arquitetura e som.
Conheça seu trabalho abaixo.
O trabalho de Carter é derivado da sensação de toque dos materiais. Através do processo de revisão dos materiais e suas funções, ele tenta afirmar o seu significado alternativo no ambiente construído, seja por meio deste ato, revelando as idiossincrasias sutis que coincidem com o aspecto físico da vida doméstica. Estas intervenções, em última análise, geram críticas concisas, lúdicas e criativas da nossa forma de experimentar o espaço e os elementos que habitamos.
PARTIDA (VERSÃO 1)
Em 2011, desenhou uma instalação arquitetônica que consiste em um busto em escala completa do escultor neoclássico Antonio Canova re-criado a partir das paredes da galeria. O busto original de gesso foi adquirido em 1975 por um colecionador italiano e é atualmente armazenado no Instituto de Arte de Chicago. Em seus 36 anos no Instituto de Arte, este trabalho nunca fora exposto. Ao explorar a obra original em 3D, Scott foi capaz de reduzir digitalmente a obra original e recriá-la a partir das paredes da galeria, cortando e empilhando seções individuais dos painéis de drywall. Este trabalho escava o museu em uma tentativa de desafiar a existência de valor em arte contemporânea e prática curatorial.
Ano: 2011
Local: Escola do Instituto de Artes de Chicago, Chicago Illinois
Técnica: corte de painéis de drywall das paredes da galeria, placas de aço galvanizado.
MENOS É MAIS
Uma instalação arquitetônica que consiste em duas cadeiras LC3, totalmente funcionais, de Le Corbusier, que foram criadas para desconstruir as paredes que cercam o espaço. Este trabalho é dedicado à conversa com o modernismo e estética relacional a questionar o valor encontrado na arquitetura contemporânea, design e espaço da galeria.
Ano: 2010
Localização: Escola do Instituto de Artes de Chicago, Chicago Illinois
Técnica: corte de painéis de drywall das paredes da galeria.
INSTALAÇÃO VISUAL NA FEIRA DE ARTE DE LONDRES 2014
Instalação vista recentemente, repetida "fora das regras de harmonia" criada no local para Beers Contemporary.
Ano: 2014
Localização: Feira de Artes de Londres 2014, Londres, Inglaterra
Técnica: corte de painéis de drywall das paredes da galeria.
UM COMPROMISSO TEMPORÁRIO (A TEMPORARY ENGAGEMENT)
Uma mesa e uma cadeira em escala 1:1 são cortadas das paredes de um espaço. Este trabalho investiga o significado da galeria através da reapropriação de material inerente à arquitetura existente.
Ano: 2010
Localização: Escola do Instituto de Artes de Chicago, Chicago Illinois
Técnica: corte de painéis de drywall das paredes da galeria.