A Y-Cube, uma residência industrializada de 26m² e £30.000, que pode ser facilmente transportada e instalada, foi prototipada e testada com sucesso no Reino Unido. A YMCA pediu ao escritório Rogers Stirk Harbour + Partners que criasse a Y-Cube, uma alternativa economicamente viável para as pessoas que almejam sair dos albergues.
"A beleza é que as unidades podem ser removidas do local tão rapidamente quanto foram instaladas", disse Andy Redfearn do YMCA, "como trabalhamos com concessões de curto prazo - esperamos que as pessoas fiquem [na Y-Cube] de três a cinco anos, proporcionando-lhes tempo para se aperfeiçoar e economizar."
A caixa vermelha alongada, que já foi apelidada de "hotel do Banco Imobiliário", leva oito semanas para ser fabricada e uma semana para ser instalada no local desejado. Alugada por £140 semanais, a YMCA prevê que o projeto se pague em 15 anos, garantindo um retorno de 5%.
O protótipo, testado em fevereiro, alcançou nível 6 (o mais alto) para residências sustentáveis no Reino Unido. As unidades serão organizadas em pilhas de 3 residências de altura, implantadas em um esquema em forma de ferradura, configurando um pequeno jardim central.
"O próximo passo é organizar um esquema maior. Se pudermos alcançar a demanda - algo como 150 unidades ao ano - o objetivo seria ter uma fábrica no próprio bairro, empregando pessoas locais no centro da comunidade", disse Ivan Harbour, responsável pelo projeto.
Saiba mais no The Guardian e no BD Online.