-
Arquitetos: a2o-architecten; a2o-architecten
Descrição enviada pela equipe de projeto. A paisagem e a história fascinante da área ao redor da antiga mina de carvão Winterslag criaram um rico patrimônio industrial. Com o lançamento da C-mine, parte do local foi realocado para se tornar um animado caldeirão da cultura e educação, com estúdios e economia criativa.
Um novo cenário surgiu, caracterizado pelo empreendedorismo criativo e inovador.
A indústria tradicional - de extração do "ouro negro" foi transformada em uma economia em que "inovação e criatividade" constituem o novo ouro da nossa economia europeia do conhecimento.
A C-mine - parque empresarial Terril Side, área ao pé das "terrils" (escombreiras), entre a C-mine e o patrimônio industrial de Genk-Noord, tem um conceito único. O plano diretor estabelece que as empresas que querem estabelecer negócios ali, só compram podem comprar a planta do edifício da cidade. Dentro desta área de superfície, eles necessitam cumprir todas as suas necessidades. A cidade de Genk fornece as condições básicas, tais como estacionamento, uma rede de estradas e manutenção do local.
Deusjevoo, o primeiro ocupante de C-mine - localização do Lado Terril, concentra-se na produção de espaços temporários, na forma de cenários, stands de exposição e interiores. Para esta empresa, a2o projetou um edifício industrial com estúdios para uma série de empresas criativas e uma casa para o zelador. Além da montadora, de KHLim Fablab, Innovation Studio, Sky Eye e Our Care também foram alojados no prédio.
A proposta incluía um projeto de volumetria refinada, expressa em superfícies de fechamento em carpintaria de alumínio. A arquitetura da fachada foi concebida como um axadrezado. Este é constituído, de um lado, por revestimento preto mate e do outro lado por vitrificação ou revestimento preto brilhante onde vidraças não são necessárias.
O vidro alto de 4 metros é executado a partir da parte superior do parapeito até o fim do parapeito. Isto significa que a estrutura inteira do pavimento é visível através do vidro, evitando a impressão de uma laje espessa entre os pavimentos ou uma estrutura de cobertura espessa.
A escadaria vermelha é captura o olhar. Ela é suspensa, por assim dizer, a partir do terceiro andar que se projeta sem outros suportes visíveis. Apóia-se no chão e está ancorada na parede no primeiro andar.
A zona de logística está situada inteiramente ao ar livre. O edifício abrange esta zona com uma parede de chapa de metal perfurada. Dessa forma, veículos e contêiners são sutilmente escondido da vista.
A espaçosa paisagem do entorno, uma zona verde protegida, garante uma inclusão natural suave entre o edifício e seus arredores.