Os edifícios que cercam o parque Madison Square apresentam reservatórios de água em suas coberturas que, por dominar a paisagem urbana e serem quase que exclusivos de Nova Iorque, representam – para o artista chileno Iván Navarro - um dos ícones da maior cidade norte americana. Por isso, Navarro construiu três destes reservatórios em sua instalação artística “This land is your land”, que ressalta a importância do direito à água e convida a pensar sobre as barreiras culturais enfrentadas pelos imigrantes em uma nova cidade.
Mais imagens e detalhes a seguir.
Cada tanque, ao invés de guardar água, apresenta palavras iluminadas com neon que refletem em espelhos no interior das estruturas. Este tipo de iluminação, que é uma assinatura dos trabalhos de Navarro, foi reconhecido pela página Refinery 29 como “um colírio para os olhos.”
As palavras que constam dentro dos tanques são: “eu”, “nós” e “cama”, além de uma escada que refletida na parte mais alta do tanque. Todas estas foram escolhidas pelo artista para representar os pensamentos dos imigrantes, que devem se acostumar com novos hábitos, lugares e tradições, segundo consta em uma entrevista com The Art Newspaper.
O curador da mostra, Brooke Kamin Rapaport, disse que Navarro “demonstra como a escultura pode funcionar como objeto e como mensageira dos temas mais críticos de hoje”, em relação ao que Navarro busca expressar, que a água dever ser compartilhada, independentemente se você se encontra em sua cidade de origem ou não.
O parque onde a mostra foi montada é o Madison Square, que desde 2004 conta com um espaço para instalações artísticas temporárias. A obra de Navarro permanecerá no local até 13 de abril.
Via Plataforma Urbana.