O masterplan East Village, para a antiga vila olímpica em Stratford, em Londres, concebido pelo escritório Fletcher Priest Architects, recebeu o Prêmio Civic Trust. Seu ethos de "construir a cidade a longo prazo", através da manutenção e criação de conexões entre o centro existente e o Lea Valley Park adjacente, semeou "transformações nas regiões vizinhas, encorajando integração social e conectividade com diversas populações de East London e regiões mais distantes."
A construção do Channel Tunnel Rail Link de alta velocidade (também conhecido como Eurostar) em 1990 criou "a visão, a estrutura e o processo para a transformação de 73 hectares de antigas áreas ferroviárias." O projeto foi concebido e submetido para planejamento antes de ser acelerado pelas Olimpíadas de Londres 2012, e deveria crescer em resposta à demanda de mercado nos próximos 20 ou 30 anos.
A relevância internacional do projeto "cresceu exponencialmente" quando Londres venceu a disputa para sediar as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 212. "Fica claro, pela solidez do projeto, que ele poderia suportar a imensa escala de mudança." O projeto pôde acomodar a Vila dos Atletas, lar temporário de 23 mil atletas e membros das comissões dos diferentes países, antes de ser convertido em mais de 2.800 novas residências, formando uma nova comunidade urbana. Segundo os arquitetos, mais de 700 pessoas já se mudaram para seus novos lares.
Saiba mais sobre o Prêmio Civic Trust aqui.