Contar com ciclovias bem projetadas não é apenas um desejo dos ciclistas, mas uma necessidade para que as cidades tenham uma opção de transporte sustentável. Se considerarmos que, apenas para 2014, se estima um aumento de 20% nas vendas de bicicletas num país como o Chile, torna-se ainda mais importante aumentar a infraestrutura cicloviária para suprir a demanda.
Para não repetir certos problemas de projeto, um bom exercício é aprender com a experiência de outros países.
O vídeo, produzido pelo urbanista norte americano Nick Falbo, mostra uma proposta para tornar mais seguros os cruzamentos, tanto para carros como para bicicletas e pedestres.
Mais detalhes a seguir.
No vídeo, Falbo explica que as ciclovias separadas dos carros apenas por uma faixa pintada no asfalto não são tão seguras quanto aquelas protegidas por estacionamentos ou obstáculos. No entanto, em qualquer dos casos, os cruzamentos são situações ainda a serem resolvidas de modo seguro.
Por isso, propõem-se quatros soluções:
- 1. Aumentar a largura das calçadas nas esquinas criaria refúgios seguros para os pedestres antes que estes cruzassem as ruas. Além disso, os carros, ao dobrar as esquinas, teriam sempre as pessoas à vista.
- 2. Instalar proteções nas esquinas para que os ciclistas sejam vistos pelos motoristas.
- 3. Separar os cruzamentos dos ciclistas e dos pedestres nas esquinas. A partir do eixo do cruzamento, o caminho do ciclista é o mais próximo.
- 4. Instalar sinalização de trânsito para os ciclistas.
Via Plataforma Urbana