Fonópticos é uma intervenção urbana realizada no início desde ano como parte do FAV Festival de las Artes 2014 em Valparaíso, Chile. A intervenção realizada por Cecilia Nercasseau é composta por dois artefatos cônicos: o Fonóptico 1, que se localiza em Cerro Concepción, na ria Beethoven, e o Fonóptico 2, em Cerro Alegre, no caminho Dimalow junto ao elevador Reina Victoria.
Mais detalhes a seguir.
Texto por Cecilia Nercasseau Gibson.
Sua morfologia se baseia nos radares da I Guerra Mundial, que funcionavam com base no som, amplificando-o mecanicamente para detectar e calcular a distância de outros objetos.
Neste caso, cada Fonóptico é um ponto de relação da pessoal com o entorno envolvente. A pessoa introduz sua cabeça no cone, transformando-se, assim, em um ponto sensível do artefato; onde o som converge e de onde o som se propaga.
Como um instrumento de medição, de observação e interação urbana, de onde se pode analisar e estudar o entorno segundo uma adaptação do método científico: da observação às hipóteses, fazendo consciente aquilo que é observado; da hipótese à experimentação, que se traduz na relação e comunicação do observador com o observado, o que leva à interpretação e expressão de dois pontos conscientes.
De uma posição mais recolhida, de observador, pode-se ser participante - um ator ativo - e interagir com o entorno urbano: de modo performático, de modo coloquial, de modo lúdico, ou simplesmente experimentá-lo.
Fonóptico como um instrumento analítico urbano; observa-se, sente-se e faz-se consciente o entorno imediato através dos sons a partir da parte sensível, a pessoa.
Fonóptico como uma lente de aumento do presente; através da ampliação e observação do som, a situação da pessoa dentro do mapa espacial, temporal e imaginário.
Fonóptico como arquitetura que cria espaços de relação, comunicação e jogo que convidam a permanecer, desfrutar e vivenciar o entorno urbano cotidiano de um modo poético.
Obra: Fonópticos
Materialidade: Estanho e aço. Dimensões: 150 x150 x150 cm
1ª Localização: Rua Beethoven, Rua Concepción, e Caminho Dimalow, Cerro Alegre, Valparaíso, Chile.
Duração da exposição: De 30 de janeiro até fim de março, no Festival de las Artes de Valparaíso.
2ª Localização: Parque O’Higgins no Festival de Música Lollapalooza.
Ano: 2014
Colaboradores: Ignacio Alarcón, Eduardo Chavarría e Construtora Morizon Nercasseau.
Autora: Cecilia Nercasseau Gibson