O escritório Bennetts Associates revelou planos para o mais recente projeto em King's Cross, Londres. Sua proposta - uma sensível adaptação patrimonial que levará um "sopro de vida à um edifício Victoriano desocupado" - abrigará um novo mercado e escola de gastronomia, bem como espaços culturais e de eventos. Como parte da atual transformação de um dos distritos centrais de Londres - que viu recentemente a conclusão de diversos grandes projetos, como a King's Cross Station de John McAslan + Partners - o projeto de Bennetts Associates busca revigorar o histórico Midland Goods Shed.
Construído em 1850, o Midland Goods Shed iniciou suas funções como um terminar temporário. A Rainha Victoria partiu dele em sua viagem à Escócia em 1851, mas após a conclusão da estação King's Cross o edifício foi convertido em armazém de alimentos que chegavam até a nova estação de todas as partes do Reino Unido. O projeto para a nova vida do edifício dá sequência a esta herança de alimentos e trocas através de "uma conversão imaginativa que criará espaços para um novo mercado e escola de gastronomia."
Segundo os arquitetos, "a proposta preserva o caráter Victoriano variado e idiossincrático do edifício de tijolos, imponentes estruturas metálicas, espaços cavernosos e delicadas treliças de cobertura." Julian Lipscombe, diretor do Bennetts Associates, nota que as "ambas as estruturas têm histórias e estórias fascinantes para contar. A rica mistura de usos propostos permitirá ao público desfrutar pela primeira vez da drástica variedade de espaços internos e criará um ponto focal bastante distinto no núcleo histórico de King’s Cross."
Sujeita a aprovação, a construção de um dos últimos projetos para King's Cross deverá iniciar no final deste ano.