SPARK Digital Media, a primeira editora para Tablets especializada em Arquitetura e Design, lançou NEW EXPRESSION On Housing na App Store.
A primeira editora para Tablets especializada em Arquitetura e Design —SPARK Digital Media— foi recentemente lançada entre Portugal e Brasil (onde fica a sede). O seu principal objetivo é mostrar autores, projetos e obras que contribuíam de modo inovador e positivo, procurando explorar o potencial da interatividade destas novas plataformas para melhor explicar o processo criativo.
As publicações ambicionam ser um híbrido entre a internet e o mundo impresso, juntando o melhor dos dois: o frescor e a novidade do que acontece no campo da prática e teoria da arquitetura complementado pela reflexão critica do mundo impresso em torno de uma variedade de temas e projetos.
NEW EXPRESSION On Housing é a primeira publicação da SPARK Digital Media, agora disponível na App Store, que reflete sobre visões alternativas do habitar contemporâneo.
SPARK Digital Media na sua primeira publicação decidiu focar na Habitação Unifamiliar por ser provavelmente o programa mais comum na arquitetura, a forma arquétipa muitas vezes cliché, o programa básico e a primeira aproximação que a maioria dos arquitetos tem à profissão.
Desenhar uma casa pode ser uma tarefa simples mas frequentemente se transforma numa procura constante, como uma ação aparentemente básica e repetitiva praticada sem fim em busca da perfeição, mas estas horas intermináveis a adaptar os sonhos de um cliente a condições locais acabam por resultar em propostas únicas e personalizadas.
SPARK Digital Media e New Expression procura evitar uma comunicação de ideias “anestesiada” mas procura uma nova “consciência” ao ler arquitetura. Não irá mostrar o mais recente —para isso temos a Internet— nem os clássicos —estão nos livros— mas está num processo de trabalho contínuo que procura a construção de um conjunto próprio de diretrizes para uma busca destes novos arquétipos evitando clichés. Dois conceitos —influenciados pela escrita de Marshall Mcluhan— com uma ténue separação que, em última instância, depende de clarificação pela percepção individual e interesses pessoais.
Esta publicação é uma investigação contínua para descobrir novos nomes, retirando o foco da novidade como um ponto de vista geracional e entrando numa exploração rigorosa de alternativas reais, apresentado projetos, obras e equipes que trabalham de modo diferenciado mas otimista.
A continuação apresentamos os 9 escritórios de arquitetura e os 10 projetos que aparecem publicados nesta edição digital para tablets:
Emilio Marín
Snow House
Looking for an Architecture of Open and Sensible Systems
Nadir Bonaccorso
Casa S.E.R
B(A)° Balthazar Aroso
Casa Sustentáveis
Modostudio + Atenastudio
E_Exterior house
Worj
Allandale House
Laboratorio de Arquitectura
Casa Umbraculo
Weathers
Hometta House
Far Frohn&Rojas
House in Heat
WALL House
General Design
Mountain Research
Todos esses projetos apresentam uma pequena memória descritiva e imagens do projeto. O mais interessante é o fato de que muitas destas casas já existem há vários anos, e novas fotos para esta publicação pode ser visto como habitam e têm sido capazes de resistir à passagem do tempo. No final de publicar pode-se acessar uma seção especial, onde aparecem as planimetrias das obras.