Ontem 16 de janeiro de 2012, foi apresentado o projeto de uma nova torre de escritórios projetado pelo ”New York Five” Richard Meier. Mitikah é o nome desta torre que faz parte de um abrangente Plano Diretor elaborado por Pelli Clarke Pelli Architects e desenvolvido pelos mexicanos de IDEURBAN/IDCity. O Plano Diretor é composto por áreas comerciais, residenciais de baixa altura e torres de hotéis.
Como ponto de partida, o escritório de Meier levou em conta o importante significado histórico e cultural da Cidade do México na América Latina. Assim, o escritório procurou criar um projeto que contribuíra para o skyline da cidade e do setor também inspirado em formas construtivas ocupada pela cultura asteca.
O edifício possuí 34 andares de escritórios, contemplando um acesso que é amarrado totalmente por uma praça e do setor comercial do entorno. Contêm seis níveis subterrâneos de estacionamentos, que servem também a outros edifícios e áreas do Plano Diretor.
Embora o comunicado é breve neste sentido, assegura que o edifício procura garantir a máxima eficiência em seu desempenho.
O trabalho de seus painéis exteriores é visto como crucial a neste sentido através das aberturas e fechamentos: As fachadas sul e leste são compostas por paredes-cortinas de máxima eficiência , as quais são moduladas através de linhas suaves que proporcionam um visual escultórico, enquanto a fachada norte e oeste possuem formas ortogonais e proporções relacionados com o contexto imediato. A edificação todavia está aguardando a certificação LEED.
Um jardim e uma sala de conferências foram projetados no piso 19. Na cobertura um restaurante e um bar com a melhor panorâmica da cidade e da paisagem. A construção deve ser concluída até 2014.