Hoje, esta cidade de mais de 20 milhões de habitantes, a mais populosa da China, é considerada uma das mais importantes do mundo pela sua localização geográfica única e pelo poder econômico que possui. Embora Xangai pertença a uma das mais antiga civilização do mundo, o resultado das mudanças atuais, como as perceptíveis na cidade é relativamente novo.
Xangai está situado na foz do rio Yangtsé, que deságua no Mar da China Oriental, uma área habitada já entre 960-1126a.C. No século XIX, sua importância aumentou graças a suas atividades portuárias e sua localização estratégica desde que abriu-se ao tráfego internacional pelo Tratado de Nanquim, em 1842, que potenciou sua influencia comercial e financeira entre a China e outras colônias. A cidade floresceu como um centro de comércio entre o oriente e o ocidente e tornou-se um hub multinacional de finanças e negócios na década de 1930. No entanto, com a aquisição do Partido Comunista do continente em 1949, a influência internacional da cidade declinou. As reformas econômicas introduzidas por Deng Xiaoping em 1990 resultaram em um intenso desenvolvimento da cidade e, em 2005, Xangai tornou-se o maior porto de carga do mundo, onde várias empresas multinacionais começaram a construir arranha-céus para seus edifícios corporativos.
Nos últimos meses, esta cidade tem sido notícia pelo seu trem de alta velocidade que começou a funcionar em 2011,e que atinge até 300 quilômetros por hora para cobrir a distância de 1,318 km que liga Pequim à Xangai.
Abaixo mostramos um vídeo que mostra vários lugares memoráveis da cidade, que é considerada como a cidade do futuro.