Lançamento do livro: "Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil"

A Editora Cosac Naify está lançando o livro: Linha do tempo do design gráfico no Brasil, o maior levantamento já feito sobre o tema no país: ao total são 1600 imagens e quase 800 páginas que contam a história do design gráfico do fim do século XIX ao ano 1999, autoria de Chico Homem de Melo (Organização e textos) e Elaine Ramos (Organização e Design).

LINHA DO TEMPO DO DESIGN GRÁFICO NO BRASIL

Linha do tempo do design gráfico no Brasil é o levantamento mais abrangente já realizado sobre a atividade no país. Dois séculos de produção, que vão do início do XIX ao final do século XX, desfilam por 744 páginas em mais de 1600 imagens em cores, num delicioso testemunho visual da história do Brasil neste período, capaz de despertar as lembranças de públicos muito variados.

Organizada pelo designer e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Chico Homem de Melo, que assina textos e comentários, e pela diretora de arte da Cosac Naify, Elaine Ramos, responsável pelo projeto gráfico, o projeto consumiu três anos de pesquisa no mapeamento de livros, revistas, jornais, sinais, cartazes, discos, selos postais e cédulas.

Chega às livrarias com quatro capas diferentes.

Cortesia Cosac Naify

O resultado traz inúmeras descobertas e redescobertas, como as capas da revista pernambucana Pra Você, as movimentadas páginas do tabloide Raposa, a fantástica coleção de livros Museus do mundo, a potente produção de designers como Fred Jordan e Fernando Lemos e capas de Lasar Segall e Cícero Dias para revistas dos anos 40. O livro, que coloca definitivamente o Brasil no panorama do design gráfico mundial, passa a ser referência obrigatória para pesquisadores, estudantes e profissionais de design, artes visuais e publicidade, e é também um fascinante registro da cultura visual brasileira.

Cortesia Cosac Naify

A obra é organizada em dez capítulos. O primeiro é dedicado ao século XIX, o segundo às duas primeiras décadas do século XX e os restantes às demais. Os capítulos são apresentados ao leitor numa macroperiodização que os organiza em quatro eras: a da tipografia de chumbo (século XIX), a da ilustração (de início a meados do século XX), a da fotografia (de meados do século XX aos anos 1980) e a era digital (a partir dos anos 1990). Cada capítulo é precedido por textos curtos, que contextualizam a produção e apontam seus principais pontos de interesse, acompanhados de uma lista de efemérides históricas que situam o leitor num contexto mais amplo. As obras reproduzidas no livro pertencem a oito categorias fundamentais: livros, revistas e jornais; sinais, cartazes e discos; selos postais e cédulas.

HISTÓRIA DE UM PROJETO

Em 2010, a Cosac Naify lançou o clássico História do design gráfico, que acabou se tornando o ponto de partida de uma aventura ainda maior.

Notando a timidez da presença do design gráfico brasileiro nas páginas do livro, a diretora de arte Elaine Ramos sentiu necessidade de acrescentar à obra um anexo, na forma de uma linha do tempo do design gráfico produzido no país.

Ao invés de um anexo, o resultado da empreitada foi um trabalho de três anos, que chega agora às livrarias. Na apresentação do livro, os autores avisam:” “Prepare-se para iniciar uma viagem. Há belezas de toda ordem, surpresas várias, algumas perplexidades (… ) que compõem um panorama do design produzido no Brasil no período compreendido entre a primeira década do século XIX e a última do século XX. O conjunto é de tirar o fôlego. Ele exibe uma vitalidade insuspeitada, e permite examinar a cultura gráfica brasileira a partir de novos pontos de vista.””

Cortesia Cosac Naify

Para o renomado crítico e historiador norte-americano Steven Heller, que assina o prefácio, “(…)” é esclarecedor constatar, pela primeira vez, a incrível e ampla diversidade do design gráfico brasileiro. Não fazia ideia de que o Brasil contava com um legado de design tão antigo, nem que este era tão rico em termos estilísticos e conceitualmente sofisticado. O que descobri, em suma, foi uma cultura visual distintamente brasileira entrelaçada com os estilos internacionais do final do século XIX e início do XX, como o art nouveau e o art déco, e também o modernismo inicial e tardio mesclado ao ecletismo norte-americano””. E arremata: “( …)“cheguei à conclusão de que o design brasileiro (… ) é uma espécie de tesouro esquecido. Este livro e a sua cronologia constitui uma contribuição fundamental para a história do design gráfico, pois a ela acrescenta este capítulo sobre o Brasil, que já não pode ser visto como um mundo paralelo ou perdido.””

Texto: Por André Stolarski

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Lançamento do livro: "Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil"" 24 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-24794/lancamento-do-livro-linha-do-tempo-do-design-grafico-no-brasil> ISSN 0719-8906

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