Esta semana sugerimos um documentário sobre o fundador do aclamado escritório OMA, Rem Koolhaas. O filme, dirigido pelos diretores alemães Markus Heidingsfeld e Tesch Min, trata de mostrar a origem de onde vem as ideias deste visionário arquiteto, que declarou:“É o único filme sobre mim que eu queria.” Apreciem e comentem …
SINOPSE
Pai escritor e avô arquiteto, Koolhaas é um pouco dos dois: um arquiteto que escreve, um escritor que constrói.O documentário ”A Kind of Architect ” é um retrato atraente que nos leva à essência de sua arquitetura através de imagens visualmente estimulantes.
Raramente um arquiteto causa tanta sensação fora de seu país. Projetos como a Embaixada da Holanda em Berlim, A Casa da Musica no Porto e sede da Televisão da China, em Pequim, são exemplos do trabalho do holandês. Além de suas teorias da arquitetura e de temas sócio-urbanos. Na verdade, Koolhaas experimenta em um labirinto de possibilidades, em uma rede na qual ele inventa infinitas combinações.
Para Koolhaas, o essencial não é criar obras individuais, mas sim provocar e inspirar através de um vasto leque de atividades. O documentário é um retrato de um homem idealista que nos leva ao centro de suas ideias. Os diretores Markus Heidingsfeld e Min Tesch prepararam este retrato visualmente inventivo e inspirador de quem, literalmente, como já dissemos a princípio declarou: “é o único filme sobre mim que eu queria.”
FICHA TÉCNICA
Título Original: Rem Koolhaas: A Kind of Architect
Ano: 2008
Duração: 97 min.
Origem: Alemanha
Diretor: Markus Heidingsfeld, Min Tesch
Roteiro: Markus Heidingsfeld
Trilha sonora: Stefan Kozalla