O estádio do Maracanã, onde será realizado o jogo da final da Copa do Mundo de 2014 no Brasil,a partir deste mês contará 4 mil funcionários. Segundo o artigo, na visita guiada para os jornalistas promovida pelo consórcio responsável pela reconstrução da arena, realizada no sábado passado, já começa a tomar forma.
De acordo com Anderson Luiz de Oliveira, um dos engenheiros civis da obra, 30% dos trabalhos já estão concluídos:”Estamos neste momento com várias etapas do processo ocorrendo simultaneamente, como a construção das arquibancadas e o reforço da estrutura antiga. Esse, aliás, é o nosso grande desafio aqui: adaptar uma construção da década de 40 e 50 aos encargos da Fifa e aos novos conceitos atuais de engenharia”, explica.
O Maracanã tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), deverá ter suas obras finalizadas até o final de fevereiro de 2013, data prevista para a entrega do estádio para a realização da Copa das Confederações, mantendo entre 30% e 40% de sua estrutura antiga. O restante será composto pelas novas intervenções previstas no projeto.
A principal modificação ocorre nas arquibancadas, onde o público ficará disposto, de maneira uniforme, sem divisão de setores. As 78.639 pessoas, (capacidade máxima), terão acesso livre por todas as partes do estádio – desconsiderando: os camarotes, tribunas de honra, e de imprensa.
As vigas de sustentação, que vão conectar a parte baixa das arquibancadas ao anel superior, uniformizando os assentos, já estão sendo colocadas no setor leste do estádio. Nas cadeiras mais próxima ao gramado, a distância para o campo será de apenas 12 metros – a exemplo do que ocorre hoje no Campeonato Inglês.
Quatro novas rampas de acesso estão sendo construídas, e outras duas, já existentes, estão sendo reformadas a fim de atender à exigência da Fifa – que obriga os estádios da Copa a terem um plano de evacuação de, no máximo, oito minutos.
A nova dimensão do gramado do estádio será de 105 x 68 metros. A estrutura de cobertura, cuja colocação se iniciará ao fim da construção das arquibancadas, protegerá da chuva um público de até 75 mil pessoas.
Estão sendo construídos ainda 231 banheiros e 60 bares, além de 110 novos camarotes. O governo do Estado do Rio de Janeiro deve providenciar ainda quatro terrenos próximos (até 4 km) para fornecer 10.500 vagas de estacionamento.
Visitas guiadas
Quem tiver interesse em visitar as obras do Maracanã pode acessar o site oficial do consórcio (www.maracanario2014.com.br), realizar um cadastro e fazer o seu agendamento. No primeiro sábado de cada mês, funcionários dividem os interessados em equipes das 8h às 13h. Não é permitido o acesso às obras para quem for ao Maracanã de bermuda ou camiseta regata, por questões de segurança. Crianças de até cerca de 10 anos não podem ingressar no local.
Fonte: Terra