O renomado arquiteto norte-americano Frank Gehry recentemente ofereceu gratuitamente seus serviços para o projeto do novo Jazz Bakery em Culver City.
Não é a primeira vez que Gehry cria uma sala de concertos, anteriormente criou a famosa Disney Concert Hall em Los Angeles, em uma escala muito maior em que trabalhará neste momento. O programa considera uma edificação de dois pavimentos e incluí um teatro com 250 lugares. O Jazz Bakery é uma instituição sem fins lucrativos e estava procurando um lugar para estabelecer-se desde o ano de 2009, quando perdeu sua locação no complexo de Helms Bakery.
Ruth Price, presidente e diretora artística do Jazz Bakery desde 1992, confessou não conhecer Gehry e nunca ter pedido ajuda antes que ele a contatara oferecendo seu trabalho, seis meses antes. O arquiteto disse que realizará o projeto para homenagear duas pessoas: Sydney Pollack e sua esposa, Berta.O cineasta Pollack era um amigo próximo do arquiteto(diretor do documentário ”Esboços de Frank Gehry“, 2006), que morreu em 2008. Price também comentou que o pianista Herbie Hancock havia levado a Gehry a ver shows no Jazz Bakery e que ele e sua esposa haviam desfrutado dos concertos realizados no local.
O plano econômico proposto para o projeto prevê 250 shows por ano no Jazz Bakery. A organização estima que levantará cerca de US $ 250.000 por ano em doações para as despesas anuais. No que diz respeito à construção, o Jazz Bakery tem como objetivo arrecadar cerca de US $ 10,2 milhões para construir sua nova casa, começando já com uma doação de US $ 2 milhões da Fundação Annenberg, como uma pedra fundamental da campanha pelas doações.
Fonte: latimes.com