A modulação estrutural, em pilares, vigas e lajes de concreto armado, dá unidade visual ao edifício, e permite um jogo de recuos, avances, aberturas e vazios, criando um contraste harmônico entre rigidez e ordem estrutural e liberdade volumétrica, espacial e material. Reforça a presença do edifício em meio à natureza, e deixa que ela adentre seus espaços.
A fachada principal está divida em oito módulos. O primeiro, à esquerda, é ocupado pela sala de vestir do dormitório principal, recuada em relação à estrutura modular, criando uma varanda. Suas paredes externas são de tijolos maciços aparentes. O segundo módulo é o dormitório em si, alinhado à estrutura. É frontalmente fechado por uma grande esquadria de venezianas de madeira pintadas de branco, e lateralmente por paredes cegas, originalmente revestidas de pastilhas, mas que posteriormente foram substituídas por mármore.
Os seguintes três módulos formam um alpendre aberto de mesma largura que a varanda da sala de vestir, e separa o exterior da casa do pátio que avança sobre seu interior. O alpendre avança sobre os demais três módulos, mas já sem a presença do pátio, tornando-se a varanda do escritório, que se abre completamente sob um pano de vidro.
O acesso principal à residência se dá através de uma escada paralela, não frontal, e despregada do alinhamento da fachada. A partir dela um corredor transversal, que ocupa a metade do sexto módulo da fachada, avança pelo edifício, lateralmente ao pátio. Termina numa parede de tijolos maciços espaçados, atuando como cobogós. O escritório, desse modo, ocupa um módulo e meio da fachada. No ultimo módulo está a cozinha, porém suas aberturas estão na fachada lateral. Este módulo é, assim, completamente fechado por paredes revestidas de pastilhas.
O pátio, além de aberto zenitalmente, aproveita o desnível do terreno e permeia todo o nível inferior do edifício, chegando até a fachada posterior. Neste nível, estão as áreas de convivência íntima, salão de jogos e áreas de serviço, sempre recuados em relação ao volume superior.
A leveza parece ser outra característica fundamental do projeto. Ao passo que nas fachadas laterais e posterior esse aspecto é facilmente alcançado através dos balanços do nível principal e pela presença do patio interno, na fachada principal ele é insinuado por uma discreta elevação do piso em relação ao terreno natural, deixando que somente os pilares o toquem.
- Ano: 1953
-
Fotografias:Nelson Kon